Debutante! 15 anos de Clube Atlético Votuporanguense

Por: André Victor Lima e Silva
9 meses atrás em 11 de dezembro de 2024
Reprodução


Fundado em 11 de dezembro de 2009, o Clube Atlético Votuporanguense completa 15 anos de existência nesta quarta-feira. Desde então, é uma equipe com trabalho sério e organizado, que vem escalando as divisões do futebol paulista e já venceu três títulos na sua breve história. É atualmente a equipe mais nova da Série A2 do Campeonato Paulista.


O alvinegro reside em Votuporanga e manda seus jogos na Arena Plínio Marin, com capacidade para pouco mais de 8 mil pessoas. O estádio teve construção original em 1975 e passou por uma grande reforma entre 2015 e 2016, ganhando a patente de “Arena”.


 


Arena Plínio Marin – Wikipédia, a enciclopédia livre

Arena Plínio Marin em Votuporanga – Divulgação


 


em 2012, conquistou o título da Série A4, garantindo acesso à Série A3 após vencer o rival Fernandópolis e sagrar-se campeão contra o São Vicente. Três anos depois, em 2015, foi vice-campeão da Série A3 de maneira bizarra. Venceu o Taubaté por 3 a 0 no jogo de ida em casa, mas perdeu por 4 a 0 na volta e ficou sem taça.




Seu maior feito ocorreu em 2018, quando venceu a Copa Paulista ao superar a Ferroviária nos pênaltis, após dois empates, levantando o título no Estádio Doutor Adhemar de Barros. Apesar da conquista histórica, o time não conseguiu manter consistência na Série A2 e, em 2020, foi rebaixado após quatro temporadas consecutivas no segundo escalão do futebol paulista, encerrando um ciclo significativo de sua história.


 


2024 e a volta por cima


Votuporanguense Brilha: Campeão do Paulistão Sicredi A3 em uma jornada  impecável

Foto: Pedro Zacchi/ FPF


Depois do rebaixamento para o terceiro nível paulista em 2020, o CAV teve dificuldades para retornar à Série A2. No entanto, neste ano, as coisas mudaram para o Leão. Após liderar a fase inicial da Série A3 com ótima campanha – 9 vitórias, 5 empates e só uma derrota – passou por Marília e Desportivo Brasil para chegar na final do torneio e assegurar o acesso para a A2. Na grande final, venceu o Grêmio Prudente no placar agregado por 3 a 2 e conquistou o terceiro título de sua história.


No segundo semestre, mais um resultado positivo. Na Copa Paulista, passou como 2º lugar do grupo 1, novamente com apenas uma derrota e ganhou vaga no mata-mata. Deixou Francana, Capivariano e Portuguesa para trás até chegar na decisão do torneio, contra o Monte Azul. Com vitória por um a zero em Votuporanga e derrota pelo mesmo placar fora de casa, a final foi para os pênaltis. Nas cobranças, título para o rival, que optou por jogar a Série D do Brasileirão, “deixando” a vaga da Copa do Brasil para o alvinegro.


No ano que vem, o CAV joga a Série A2, Copa do Brasil e Copa Paulista, calendário de qualidade para um clube que busca ascender no cenário estadual e nacional.


 


TÍTULOS






Títulos oficiais: 3



  • Copa Paulista: 1 título (2018)

  • Campeonato Paulista – Série A3: 1 título (2024)

  • Campeonato Paulista – Série A4: 1 título (2012)


Campanhas de destaque



  • Copa Paulista: Vice-campeão (2024)

  • Campeonato Paulista – Série A3: Vice-campeão (2015)