O Grêmio conquistou o título da Brasil Ladies Cup de 2024 neste domingo (22). As Gurias Gremistas derrotaram o Bahia, nos pênaltis, para levantar a taça inédita no estádio do Canindé.
No tempo regulamentar, Dayana Rodriguez abriu o placar para o Grêmio, mas Kaiuska garantiu o empate por 1 a 1 para o Tricolor de Aço. Já na disputa de pênaltis, das dez cobranças realizadas, apenas três balançaram as redes.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
A goleira Vivi, do Grêmio, e Yanne, do Bahia, tiveram atuações decisivas, defendendo três pênaltis cada, mas as Gurias Gremistas levaram a melhor e venceram por 2 a 1.
Assim, o Grêmio é o quarto time diferente a conquistar o título da Ladies Cup, que está em sua quarta edição. A competição é organizada pela Federação Internacional de Football Soccer Society em parceria com a Federação Paulista de Futebol. Antes, São Paulo, Flamengo e Internacional foram campeões, cronologicamente.
A decisão também contou com protestos antirracistas organizados por atletas de ambos os times, que exibiram faixas e discursos contra a discriminação racial. As manifestações ocorreram em resposta ao episódio de racismo protagonizado pela volante Candela Díaz, do River Plate, na semifinal contra o Grêmio. A jogadora foi flagrada imitando um macaco em direção a um gandula.
Como consequência, o Comitê Organizador da Brasil Ladies Cup eliminou o River Plate desta edição e suspendeu o clube argentino por dois anos da competição, aplicando a pena máxima prevista no regulamento. Além disso, quatro jogadoras argentinas estão presas em São Paulo por injúria racial.