Em 2024, o futebol paulista foi palco de jogos memoráveis. De duelos familiares e clássicos regionais a vitórias emocionantes e o acesso a divisões, cada partida trouxe uma história única para a memória do torcedor.
O ano começou difícil para o Santos, tendo que encarar a realidade da disputa inédita da Série B do Campeonato Brasileiro. No entanto, o Peixe mostrou que não deixou se abalar e conseguiu bons resultados.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
Em uma partida válida pela semifinal do Paulistão, contra o Bragantino, na Neo Química Arena, o Peixe venceu por 3 a 1 e garantiu o lugar na decisão estadual. A vaga marcou o retorno do Alvinegro à uma final estadual pela primeira vez em oito anos. Gols santistas de Joaquim, Guilherme e Giuliano, Eduardo Sasha fez para o Braga.
Com um desempenho sólido, o time de Santos superou o Bragantino e conquistou a vaga na final, fazendo história ao voltar a disputar o título paulista após uma longa ausência. Por mais que tenha ficado com o vice, foi um momento importante para o Santos dar continuidade a temporada.
Muito mais do que qualquer resultado, o confronto entre Ponte Preta e Novorizontino, na 10ª rodada da Série B, foi histórico para a família Baptista. O duelo promoveu o encontro inédito entre Nelsinho Baptista, treinador da Macaca, e seu filho, Eduardo Baptista, comandante do Tigre, como adversários.
Dentro de campo, no Moisés Lucarelli, a Ponte Preta de Nelsinho Baptista venceu por 1 a 0, com um gol de Gabriel Novaes no primeiro tempo. Fora das quatro linhas, ações realizadas antes e depois do jogo marcaram a emoção de um confronto entre pai e filho.
Após 13 anos, o Noroeste retornou à elite estadual. A vaga foi garantida ao clube com a vitória sobre a Portuguesa Santista nos pênaltis, na semifinal da Série A2. Assim, também assegurando um lugar na final da competição, onde acabou derrotado pelo Velo Clube, ficando com o vice-campeonato.
No tempo regulamentar, o jogo terminou empatado em 1 a 1. Pedro Felipe abriu o placar para o Noroeste, de pênalti, no segundo tempo, e Evailton empatou para a Briosa. Como o jogo de ida, disputado em Bauru, havia terminado 0 a 0, a decisão foi para as penalidades.
Foto: Fernanda Luz/Ag. Paulistão
Nas cobranças, o goleiro alvirrubro Reynaldo defendeu o chute de Caíque, e Franco, da Portuguesa Santista, acertou a trave. Assim, o Noroeste garantiu o retorno à elite estadual após mais de uma década.
Após dois anos sem ‘ComeFogo’, o clássico entre Botafogo-SP e Comercial-SP voltou a ser disputado entre as equipes principais dos clubes de Ribeirão Preto. O confronto aconteceu pela 4ª rodada da Copa Paulista.
Assim, digno de um clássico, o duelo contou com uma chuva de gols. O Leão saiu na frente com um gol de Claudinho, mas os garotos do Botafogo-SP se recuperaram. Pedro Severino, destaque da base do Pantera, brilhou ao marcar dois gols, William e Erik completaram a goleada por 4 a 1.
Além disso, com o resultado, o Bota reafirmou 10 anos de invencibilidade em cima do rival citadino.
A final do Brasileirão Feminino de 2024 foi marcada por um confronto inédito entre os rivais na decisão. De um lado, o São Paulo buscava o título inédito, enquanto o Corinthians almejava o pentacampeonato consecutivo, o sexto no geral.
No entanto, não deu para o Tricolor. Ainda no primeiro jogo do confronto decisivo, no Morumbis, o Corinthians venceu por 3 a 1, com dois gols de Vic Albuquerque e um de Millene. Ariel descontou para o São Paulo.
Foto: Staff Images / CBF
O resultado garantiu uma vantagem significativa para o Timão na disputa pelo título. No jogo de volta, uma nova vitória por 2 a 0 confirmou a superioridade corinthiana e consolidou a conquista do hexacampeonato.
A Ferroviária voltará à Série B do Campeonato Brasileiro após 30 anos em 2025. Um dos jogos mais importantes da história recente do clube, a partida que selou o acesso da equipe à segunda divisão foi uma vitória por 4 a 2 sobre o Ypiranga-RS, na Fonte Luminosa.
Vindo de duas derrotas consecutivas para outros rivais do quadrangular, a AFE chegou para a ultima rodada do quadrangular precisando da vitória para garantir o acesso. Para completar, a equipe levou um susto em Araraquara, com um gol de pênalti do Ypiranga logo no começo. Mas a Ferrinha não se abalou e a virada veio em grande estilo.
A Locomotiva superou o adversário com três gols do artilheiro Carlão e um de Ricardinho, confirmando a vitória e o retorno à Série B.