Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

Silvinho elogia Zanardi em apresentação no Botafogo-SP

Por: Beatriz Quintino
8 meses atrás em 8 de janeiro de 2025
Foto: Reprodução/Botafogo SP
O atacante Silvinho, um dos 11 reforços do Botafogo-SP para a temporada 2025, foi oficialmente apresentado na última segunda-feira (6). Em entrevista coletiva, ele destacou o trabalho do técnico Márcio Zanardi durante a pré-temporada do Tricolor.

O jogador já trabalhou junto com Zanardi no São Bernardo FC. Aos 34 anos, Silvinho chega ao Pantera justamente após atuar pelo São Bernardo, onde disputou 31 partidas em 2024, marcando cinco gols e contribuindo com cinco assistências.

No total, somando suas duas temporadas no clube, acumulou 39 jogos, seis gols e cinco assistências. Durante sua passagem, trabalhou com Márcio Zanardi na Série C do Brasileiro de 2023 e no Campeonato Paulista e Copa do Brasil de 2024.
“Sobre o Márcio, é assim, eu sou suspeito para falar porque a gente se dá muito bem. Como eu brinquei, se eu não estivesse bem, eu não teria vindo para cá de paraquedas. Foi pelo meu trabalho. Ele é um cara que tem confiança em mim porque sabe o que posso fazer dentro e fora de campo. Acho que isso é muito importante, ser um exemplo dentro e fora de campo. Estou muito feliz com a minha chegada aqui. É um clube que dá toda a estrutura para a gente poder fazer o nosso melhor”, afirmou Silvinho.

O atacante também tem passagens pela elite do futebol brasileiro com o São Paulo, Chapecoense, Criciúma, Paraná e Joinville. Além disso, no cenário internacional, jogou pelo LASK Linz, da Áustria, Seongnam FC, da Coreia do Sul, e Albirex Niigata, do Japão.

No Botafogo-SP desde o início da pré-temporada, em 16 de dezembro, Silvinho fez um dos gols, de pênalti, no jogo-treino contra o time sub-20 do clube.
“O clube está bem estruturado e estão dando todas as condições para a gente fazer o nosso melhor. O nosso estádio vai ser liberado em breve para começarmos a treinar, e isso é importante para nós. O clube tem se estruturado para fazer um grande ano. É o que queremos, brigar lá em cima o tempo todo”, comentou o atacante.

Além disso, sobre o estilo de jogo do técnico Márcio Zanardi, Silvinho elogiou a proposta de manter a posse de bola e a construção das jogadas.
"Márcio gosta de propor jogo, de ficar com a bola o tempo todo, e vocês vão reparar que todo mundo participa da jogada ofensiva. Ele não gosta que zagueiro dê chutão nem nada disso. Hoje em dia, esse tipo de jogo é o mais comum. É óbvio que, em algum momento, dependendo da situação da partida, pode acontecer algo diferente, mas a gente sabe que a construção começa lá atrás para terminar lá na frente. É uma pressão boa, e eu me sinto bastante confortável. Creio que os atacantes e o pessoal que está aí também sentem o mesmo. É uma ótima pressão. A gente sabe que atacante vive de gol, e meio-campo, hoje em dia, também vive de assistência. Eu, particularmente, não tenho preocupação nenhuma com individualismo. Se meu companheiro estiver melhor posicionado, vou passar a bola as dez vezes necessárias. Não tenho problema algum com isso porque sei que, se o Botafogo ganhar, eu também estarei ganhando”, falou.

Assim, quando questionado sobre as críticas da torcida nas últimas temporadas, o jogador reconheceu a insatisfação e pediu apoio nesse início de ciclo.
“Esperamos que a torcida esteja junto com a gente. É óbvio que vamos ter momentos altos e baixos, mas esperamos mais momentos altos. Contamos com o apoio deles. Sabemos que, no ano passado, ficaram magoados, o que é compreensível. É complicado passar uma temporada inteira brigando na parte de baixo da tabela. Mas contamos com o apoio da torcida porque sabemos que precisamos deles para fazer um grande trabalho."

A estreia do Botafogo-SP no estadual é contra o Guarani, dia 15 de janeiro, às 19h30, em Campinas.
“O mais importante é chegar dia 15 todo mundo sabendo o que tem que fazer para a gente arrancar bem já no campeonato”, comentou Silvinho sobre a estreia.