Foto: Reprodução / Futebol PaulistaA jornada da Portuguesa na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2025 chegou ao fim nesta terça-feira (14). A equipe rubro-verde foi derrotada pelo Cruzeiro por 3 a 1, de virada, no Estádio Luís Augusto de Oliveira, em São Carlos, e deu adeus à competição na terceira fase.
A Portuguesa começou o jogo de forma promissora e abriu o placar aos nove minutos, com Sciencia. No entanto, o Cruzeiro reverteu a situação com dois gols de pênalti – o primeiro convertido por Kaique Kenji aos 34 minutos da etapa inicial e o segundo por Fernando, logo aos dois minutos do segundo tempo. Para selar o resultado, Felipe Melere marcou o terceiro gol do clube mineiro aos 40 minutos do segundo tempo.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
Com a vitória, o Cruzeiro avança às oitavas de final e terá pela frente o Bahia, que venceu o Coritiba por 2 a 0 no mesmo dia.
Mesmo atuando em São Carlos, uma cidade onde o Cruzeiro concentra suas atividades na Copinha, a Lusa começou a partida com confiança. Após um cruzamento de Sciencia pela direita, a bola pingou na pequena área e acabou no fundo das redes, surpreendendo a defesa adversária. Davi chegou a tocar na bola antes de ela entrar.
Após o gol, a Portuguesa recuou, apostando em contra-ataques, mas o Cruzeiro começou a dominar o jogo. O empate veio aos 34 minutos, em uma sequência de escanteios. Na jogada decisiva, Janderson cabeceou, e a bola bateu na mão de Sciencia dentro da área, resultando em pênalti. Kaique Kenji converteu com tranquilidade.
No segundo tempo, o Cruzeiro voltou melhor e conseguiu o segundo gol rapidamente. Após mais um escanteio, a bola foi cruzada por Nicolas Pontes e desviou na mão de Cadu. Fernando cobrou o pênalti com precisão, deslocando o goleiro Edu.
A partir daí, o clube mineiro controlou as ações, enquanto a Portuguesa tentava reagir. Em um último esforço, o técnico Fabrício Bento fez alterações ofensivas, mas as mudanças não surtiram efeito. O Cruzeiro aproveitou a vulnerabilidade defensiva da Lusa e ampliou o placar. Aos 40 minutos, Felipe Melere tabelou com Kaique Kenji, driblou a marcação e finalizou com precisão para fechar o jogo em 3 a 1.
Agora, o Cruzeiro segue na competição e enfrentará o Bahia nas oitavas de final, buscando manter o bom desempenho que vem demonstrando. Para a Portuguesa, a Copinha termina com o orgulho de ter alcançado a terceira fase e o desafio de corrigir os erros para futuras edições.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO: Marcelo; Nicolas Pontes (Victor Jesus), Janderson, Bruno Alves e Kauã Prates; Murilo Rhikman, Jhosefer (Cauan Baptistella) e Felipe de Morais (Filipe Melere); Rayan Lelis (Pablo Neri), Kaique Kenji (Akiles) e Fernando.
Técnico: Luciano Dias
PORTUGUESA: Edu; Sciencia, Kauã, Miguel e Arthur (Alano); Jhow, Davi, João (Lúcio) e Pedrinho (Vicente); Lipek (Pedro Testa) e Cadu (Rato).
Técnico: Fabrício Bento