O Guarani venceu o Botafogo-SP por 2 a 0 nesta quarta-feira (15), no Brinco de Ouro, em Campinas, em duelo válido pela primeira rodada do Paulistão.
Com gols de Jean Victor (contra) e Giva Santos, o Bugre começou a temporada com o pé direito, iniciando sua recuperação após o rebaixamento para a Série C do Brasileiro na última temporada. Assim, marcando a estreia de Maurício Souza no comando, o time soma seus primeiros três pontos na competição.
Agora, o Alviverde campineiro assume, provisoriamente, a liderança do Grupo B, que conta com Red Bull Bragantino, Portuguesa e Santos. Por outro lado, o Botafogo-SP ocupa a última colocação no Grupo A, ao lado de Corinthians, Mirassol e Inter de Limeira.
Na segunda rodada do Paulistão, o Guarani entra em campo no sábado (18), às 16h, fora de casa, contra a Inter de Limeira. Já o Pantera recebe o São Paulo em Ribeirão Preto, na segunda-feira (20), às 20h, para sua estreia em casa.
Primeiro tempo
Jogando em casa, com o apoio do torcedor, o Guarani começou pressionando e buscando avançar, tentando dificultar o toque de bola do adversário.
Assim, aos seis minutos, o Bugre abriu o placar em um lance infeliz do Botafogo-SP. Após um cruzamento pela esquerda destinado a Matheus Régis, o lateral Jean Victor tentou afastar, mas cabeceou contra o próprio gol. A bola desviou em Edson antes de balançar as redes.
O Guarani continuou melhor nos minutos iniciais e, aos 10, quase ampliou em uma finalização de Matheus Régis, que passou por cima do gol. O Bugre insistiu nas bolas aéreas dentro da área do Pantera, mas o goleiro Victor Souza conseguiu neutralizar os lances.
Depois dos 15 minutos, o jogo ficou mais equilibrado, com o Botafogo-SP começando a pressionar a saída de bola do Alviverde.
Aos 21 minutos, o Pantera reclamou de um possível pênalti. Após cobrança de escanteio, Toró recebeu dentro da área e chutou, com a bola batendo na defesa do Guarani. Os jogadores pediram toque de mão, mas, mesmo após checagem do VAR, o árbitro mandou seguir.
A primeira finalização perigosa do Botafogo-SP veio aos 29 minutos, quando Silvinho chutou fraco, facilitando a defesa segura de Gabriel Mesquita. Tentando reagir, aos 40, Toró arriscou um chute forte de fora da área, mas a bola passou à direita do gol bugrino.
Poucos minutos antes do fim do primeiro tempo, o goleiro Victor Souza, do Botafogo-SP, sentiu uma lesão e precisou ser substituído por João Carlos.
No final da etapa, o Guarani recuou e passou a sofrer pressão do Botafogo-SP. Aos 45 minutos, Pablo Thomaz teve uma finalização travada pela defesa, encerrando o primeiro tempo com o Bugre em vantagem.
Segundo tempo
Na segunda etapa, o Botafogo-SP voltou a campo buscando o empate, mas parou em diversas ocasiões nos impedimentos e nas boas defesas de Gabriel Mesquita.
Logo aos cinco minutos, Gabriel Bispo finalizou dentro da área, obrigando Mesquita a fazer uma grande defesa. O lance seria posteriormente anulado por impedimento. Aos oito minutos, foi a vez de Silvinho levar perigo pelo Tricolor, e, aos 14, Alexandre Jesus conseguiu tirar Mesquita da jogada, mas a defesa do Bugre apareceu para afastar. No minuto seguinte, o camisa 19 voltou a tentar, mas novamente impedimento marcado.
Assim, apesar da pressão inicial do Botafogo-SP, foi o Guarani quem ampliou o marcador. Aos 17 minutos, em um erro de saída de bola do zagueiro Edson, Giva Santos desarmou o adversário, avançou e finalizou no alto para marcar o segundo gol do Bugre no Brinco de Ouro. O erro defensivo do Pantera no lance, inclusive, gerou um desentendimento entre o zagueiro Edson e o lateral Jeferson.
Aos 26 minutos, Jean Victor teve uma oportunidade na cobrança de falta, mas a bola passou ao lado da trave. O técnico Márcio Zanardi, em busca de uma reação do Tricolor, promoveu alterações na parte ofensiva.
Mesmo assim, foi o Alviverde que criou algumas chances. Aos 32 minutos, Matheus Régis arriscou um chute de longa distância, mas João Carlos espalmou. No lance seguinte, Renan Bernabé achou Isaque, que não conseguiu direcionar no cabeceio, e a bola passou por cima do gol.
O Pantera ainda insistiu no ataque. Aos 43 minutos, Alexandre Jesus cabeceou com perigo, e a bola passou raspando a trave, quase descontando para o Pantera.
Sem nada feito, o Guarani confirmou o resultado e conquistou os três pontos com a vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo-SP.
Escalações
Guarani: Gabriel Mesquita; Yan Henrique (Lucas Justen), Raphael Rodrigues, Márcio Silva (Titi) e Emerson Barbosa; Nathan Camargo, Anderson Leite (Giva Santos) e Isaque; Caio Mello (Mateus Sarará), Matheus Régis e Eliseu Manuel (Renan Barnabé). Técnico: Maurício Souza.
Botafogo-SP: Victor Souza (João Carlos), Jeferson, Edson, Allyson, Jean Victor; Jean Mangabeira (Alexandre Jesus), Gabriel Bispo e Leandro Maciel (Gustavo Bochecha); Silvinho, Toró (Jonathan Cafú) e Pablo Thomaz (Douglas Baggio). Técnico: Márcio Zanardi.