O técnico Alberto Valentim lamentou a oportunidade perdida pela Ponte Preta no empate sem gols com a Portuguesa, nesta quarta-feira (22), no Moisés Lucarelli, pela terceira rodada do Campeonato Paulista. Mesmo com dois jogadores a mais durante todo o segundo tempo, a Macaca não conseguiu sair com a vitória.
Para o treinador, a equipe não apresentou a lucidez necessária para aproveitar as chances criadas."Hoje perdemos uma oportunidade muito boa de fazer três pontos, por tudo que aconteceu no jogo. Com dois jogadores a mais, a gente podia ter aproveitado melhor. Foi um time pouco lúcido, com muitos erros técnicos. Estávamos preocupados com o comportamento agonístico, principalmente após duas partidas muito boas. No lado técnico, infelizmente, estivemos muito abaixo daquilo que podemos produzir, tanto individualmente quanto coletivamente", analisou Valentim.
As expulsões de dois jogadores da Portuguesa colocaram a Ponte Preta em vantagem numérica, mas o time não conseguiu traduzir esse cenário em domínio e chances criadas dentro de campo. Para Valentim, a pressa de buscar o resultado acabou influenciando negativamente o desempenho da equipe.“Você tem que ser dinâmico, aproveitar a superioridade, encurralar o adversário e fazer com que as jogadas saiam naturalmente. Com um jogador a mais, ou até dois, você consegue abrir o momento certo, abrir o espaço. A gente não fez muito isso, de encurralar, de rodar a bola uma vez e depois atacar o espaço. Isso foi algo que cobramos muito no intervalo. Os passes longos e o lado técnico não estavam funcionando. Talvez, com essa obrigação de jogar com homens a mais, isso não nos ajudou, apenas deixou a equipe com mais pressa e menos qualidade”, destacou.
Mesmo com as dificuldades técnicas, a Ponte tentou uma abordagem mais ofensiva no segundo tempo, como explicou o treinador, mas os erros na execução persistiram.“Nós terminamos o jogo com cinco atacantes, um zagueiro e um volante, além de liberar os laterais para ficarem muito à frente. Até corremos certo risco, mesmo com dois jogadores a mais, mas havia essa preocupação de não desequilibrar e tomar uma transição, o que até acabou acontecendo. Faltou capricho e lucidez no lado técnico.”
Apesar do resultado frustrante, a Macaca segue invicta no campeonato. A equipe venceu o Novorizontino por 1 a 0 fora de casa, mesmo atuando com um jogador a menos durante boa parte do confronto. E empatou em 1 a 1 com o Santos, no Moisés Lucarelli, antes de enfrentar a Portuguesa.
Com cinco pontos no Grupo D, atrás de Palmeiras e São Bernardo, Valentim destacou a necessidade de paciência neste início de temporada, ressaltando que ajustes ainda precisam ser feitos."Tudo é um início para todos. Falei isso depois da vitória contra o Novorizontino e após o grande jogo contra o Santos. Sempre terão ajustes. Hoje, com o resultado, a gente sai não feliz, porque poderia ter aproveitado. Mas, friamente falando, tem muita coisa para trabalhar. Tá todo mundo comprando a ideia. Mas é com calma, com lucidez”, explicou o treinador.
Assim, a Ponte Preta volta a campo no próximo sábado (25), às 16h, para enfrentar a Inter de Limeira, fora de casa.“A Ponte é um time de paixão, uma torcida que vai cobrar, que vai nos incentivar, mas a gente tem que lembrar que estamos começando uma temporada, estamos começando um trabalho, e isso demanda tempo. Ninguém veio achando que estava tudo ótimo só porque fizemos uma grande partida contra o Santos e contra o Novorizontino. Nós vamos procurar melhorar sempre. O trabalho é, de verdade, o que eu falei para vocês. Parece que a gente fica repetindo e vira uma frase feita, mas nós temos muito que trabalhar. Temos muito para evoluir individual e coletivamente”, comentou Valentim.
https://www.youtube.com/watch?v=zeJKEv0nHSk&ab_channel=PonTV