O Guarani bateu o Água Santa por 4 a 0 nesta quinta-feira (6), pela 7ª rodada do Campeonato Paulista Série A1, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. A vitória veio com gols de Nathan Camargo, João Marcelo, João Victor e Deni Júnior.
O Bugre entrou em campo pressionado, especialmente após ter sido goleado pelo Palmeiras no próprio Brinco de Ouro. No entanto, desta vez, quem goleou foi o time campineiro. Com o resultado, além da recuperação, veio também a liderança do Grupo B do Paulistão, ultrapassando o Santos.
Por outro lado, o clube de Diadema teve uma noite para se esquecer, ou para aprender a nunca repetir. O técnico Pintado estreou no comando do Água Santa tendo realizado apenas um treino com seus jogadores, e esse desentrosamento ficou evidente em campo. Agora, o ex-campeão mundial pelo São Paulo terá a difícil missão de “consertar o avião em pleno voo”. Para piorar, o Netuno terminou a rodada na última posição do Grupo C e na penúltima colocação da classificação geral, tornando sua situação ainda mais preocupante.
#
Clube
Pts
J
V
E
D
GP
GC
SG
1
10
3
1
3
11
8
3
2
8
2
2
3
10
11
-1
3
6
1
3
3
9
12
-3
4
5
1
2
4
6
11
-5
#
Clube
Pts
J
V
E
D
GP
GC
SG
1
13
4
1
1
11
6
5
2
10
2
4
2
9
9
0
3
6
1
3
3
7
9
-2
4
4
1
1
5
6
16
-10
Primeiro Tempo
O Guarani, comandado por Maurício Souza, entrou em campo no esquema 4-2-3-1, mais organizado e dominando o meio de campo. Por outro lado, o Água Santa, de Pintado, apostou em um 4-4-2, que se transformava em um 3-5-2 com a posse de bola, mas sem muita dinâmica e efetividade nessa transição.
Logo aos 13 minutos, o volante Nathan Camargo, destaque da partida, resolveu chamar a responsabilidade. O jogador de 19 anos desarmou o camisa 10 adversário, Luan Dias, avançou até a intermediária e fuzilou no ângulo direito, sem chance para o goleiro Ygor.
Pouco depois, aos 20 minutos, Nathan apareceu novamente e, com precisão, descolou um belo lançamento para o lado esquerdo, encontrando João Marcelo. O ponteiro dominou com categoria, cortou para dentro e soltou uma bomba de perna direita. Assim, o Brinco de Ouro viu dois gols e dois golaços, um em cada ângulo.
A situação do Água Santa quase piorou ainda mais. Aos 33 minutos, Netinho recebeu um passe, dominou e, ao proteger a bola, acertou o rosto de Nathan Camargo com o braço esquerdo. Inicialmente, o árbitro Guilherme Francisco Maciel interpretou o lance como motivo para expulsão. No entanto, após ser chamado pelo VAR, Vinicius Furlan alterou o cartão vermelho para amarelo.
Manter os 11 contra 11, no entanto, não adiantou muita coisa. O Guarani seguiu no mesmo ritmo e, aos 42 minutos, o lateral-esquerdo Emerson arrancou pelo lado do campo e encontrou João Victor, que serviu pelo lado direito. O camisa 7 finalizou chapado no canto, mas parou no goleiro Ygor. No rebote, João Marcelo tentou novamente, foi bloqueado, e quem finalmente estufou as redes foi ele: João Victor.
Antes do fim da primeira etapa, ainda deu tempo para mais um. Em um tiro de meta cobrado por Gabriel, Deni Júnior fez o pivô, a bola ficou viva, e João Marcelo, atento, aproveitou a bobeira de Wesley e tocou de volta para o camisa 9, que, com categoria, guardou o dele na saída do goleiro.
Entrevista do Intervalo
Ao sair para os vestiários, João Marcelo respondeu se o Guarani manteria o ritmo ofensivo:
– Nosso time é agressivo independentemente do resultado. Escutamos o Maurício Souza e deu certo.
Segundo Tempo
Os últimos 45 minutos começaram no mesmo ritmo, apesar das substituições. No entanto, aos 50 minutos, o técnico Pintado foi expulso por reclamação. Agora, recém-contratado, ele cumprirá suspensão contra o Palmeiras. Dessa forma, a missão do Água Santa, que já era difícil, ficou ainda mais complicada.
Mais tarde, aos 62 minutos, o Água Santa escapou novamente graças a uma irregularidade. O zagueiro Lucão lançou Emerson na linha de fundo, que cruzou para a área. A bola sobrou nos pés de Deni Júnior, que acertou um chute colocado no ângulo e marcou um golaço. No entanto, o camisa 6 estava impedido ao receber o passe, e o gol foi anulado.
Pouco depois, aos 65 minutos, o Netuno conseguiu sua primeira finalização. Villian arriscou de longe, mas sem perigo para Gabriel, que fez a defesa no meio do gol.
Na reta final da partida, o Bugre manteve o controle das principais ações do confronto. Sem se expor muito, administrou a vantagem e garantiu os três pontos em uma atuação acima da média.
Entrevista final
Perguntado sobre o sentimento após a derrota de hoje, o atacante Ademílson desabafa:
– É muito triste! Eeles entraram com mais vontade e depois do 4 a 0 souberam controlar a partida, mas nada está perdido. Ainda temos chances de escaparmos do rebaixamento e também de conseguirmos a classificação.
Escalações
Guarani: Gabriel Mesquita; Lucas Justen (Cauê Rafael), Raphael Rodrigues, Lucão e Emerson Barbosa; Nathan Camargo (Anderson Leite), Mateus Sarará (Caio Mello) e Victor; Luiz Miguel (Isaque), João Marcelo e Deni Júnior (Matheus Régis). Técnico: Maurício Souza.
Água Santa: Ygor Vinhas; Fábio Sanches, Rafael Vaz e Robles; Diogo Batista (Ynaiã), Netinho (Gabriel Silva), Luan Dias (Davi Gomes) e Lazaroni; Neilton (Mike), Wesley (Villian) e Ademílson. Técnico: Pintado.
Arbitragem
Árbitro: Guilherme Francisco Maciel da Silva e Rosário
Auxiliares: Daniel Paulo Ziolli e Gustavo Rodrigues de Oliveira
Quarto árbitro: Thiago Lourenço de Mattos
VAR: Vinicius Furlan
Próximos Jogos
Guarani: O Bugre volta a jogar em Campinas, mas desta vez como visitante. Neste domingo (9), às 16h (horário de Brasília), enfrenta a Ponte Preta no Estádio Moisés Lucarelli, pelo Dérbi.
Água Santa: O Netuno joga em casa, na Arena Inamar, em Diadema, contra o Palmeiras, também no domingo, às 18h30 (horário de Brasília).
Ambas as partidas são válidas pela 8ª rodada do Campeonato Paulista Série A1.