A Portuguesa venceu a Inter de Limeira no começo da oitava rodada do Paulistão, se afastando da zona de rebaixamento. Com o fim de todos os jogos, a Lusa conseguiu se estabelecer na zona de classificação para o mata-mata, algo impensável há três rodadas. O clube passa a depende apenas de si mesmo para conseguir o objetivo.
Isso aconteceu por conta de uma combinação de resultados. Além do placar de 2 a 0 para cima da Veterana, a Portuguesa também viu Guarani e Santos tropeçarem, dando ênfase para o empate santista. Assim, o clube do Canindé igualou o número de pontos e fica acima na tabela por conta do número de gols marcados, um dos critérios de desempate.
Cauan de Almeida frisou que é importante manter o pé no chão, mas a classificação para o mata-mata seria além das expectativas lusitanas para este início de temporada. Algo que faz o torcedor respirar mais aliviado é a distância para a zona de rebaixamento: são quatro pontos para Velo Clube, Água Santa e Inter de Limeira, últimos colocados.
O próximo compromisso da Lusa acontece neste meio de semana, diante do Água Santa, em Diadema. É mais um confronto direto na briga contra o rebaixamento, em que uma vitória pode livrar de vez o sufoco da Portuguesa.