Neymar volta a ser titular após mais de um ano

Foto: Raul Baretta/Santos FC
Neymar voltou a iniciar uma partida como titular pela primeira vez em 481 dias. Em seu segundo jogo desde o retorno ao Santos, o camisa 10 começou jogando contra o Novorizontino, neste domingo (9), no estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte, pela oitava rodada do Campeonato Paulista.
A última vez que Neymar havia sido titular foi em 17 de outubro de 2023, na derrota da Seleção Brasileira para o Uruguai por 2 a 0, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Na ocasião, ele rompeu os ligamentos do joelho esquerdo e do menisco, deixando o campo ainda no primeiro tempo.
Após se recuperar da lesão, em outubro de 2024, chegou a atuar pelo Al-Hilal contra Al-Ain e Esteghlal, saindo do banco de reservas. No entanto, no segundo jogo, sofreu uma nova lesão muscular e não voltou mais a jogar pelo clube árabe.
Após rescindir contrato com o Al-Hilal em janeiro, Neymar acertou sua volta ao Santos para buscar reabilitação e recuperar ritmo de jogo. Na última quarta-feira (5), reestreou pelo Peixe ao entrar no segundo tempo contra o Botafogo-SP, permanecendo em campo por 51 minutos.
Diante do Novorizontino, jogou por 81 minutos, mas teve um desempenho discreto. Segundo dados do Sofascore, finalizou uma vez, deu um passe decisivo, sofreu quatro faltas, errou os sete dribles que tentou e perdeu a posse 24 vezes.
Após o empate em Novo Horizonte, o técnico Pedro Caixinha reforçou que Neymar ainda está longe da melhor forma."Hoje, ele estava programado para 60 minutos, mas, dado o ritmo do jogo e o posicionamento dele, como ele não sentiu nada, teve mais 15 minutos do que o planejado. Ele tem ritmo de jogo? Ainda não. São dois anos sem jogar regularmente, mas tem uma vontade e uma disponibilidade muito grande para atuar, e isso se nota", analisou.
Assim, o treinador também ressaltou a necessidade de cautela na recuperação do atacante."O compromisso que temos é que ele não pode ir até um limite em que quebre. Não pode. Temos que ser muito cuidadosos, para o bem de todos. Estou falando para o bem do futebol brasileiro em geral. Dois anos é muito tempo sem ritmo. A primeira sequência dele foi de quatro dias. Agora, passa para 45 minutos, depois 75 minutos. Vamos analisar, avaliar e ponderar em conjunto, como temos feito. Ele, como ser humano, sente. Ele quer jogar e quer ganhar. É um competidor e um vencedor nato. Mas este momento é muito importante para a sequência e o crescimento dele. Repito: para o bem de todos. Por isso, temos que tomar essa decisão de forma clara, com base nos dados, no que ele sente e na sequência planejada", completou.
Neymar deve voltar a campo nesta quarta-feira (12), às 21h35, no clássico contra o Corinthians, na Neo Química Arena, pela nona rodada do Campeonato Paulista.