Aposte na bet nacionalAposte na bet nacional

Audax-SP: Do auge ao rebaixamento – O que explica a queda?

Por: Neila Gonçalves
6 meses atrás em 20 de fevereiro de 2025
Foto: Divulgação/Audax

O Audax-SP, vice-campeão paulista em 2016 sob o comando de Fernando Diniz, agora ex-técnico do Cruzeiro, enfrenta uma grave crise e está na quarta divisão do Campeonato Paulista. O clube, que já foi uma das grandes surpresas do futebol estadual, corre o risco de voltar ao futebol amador. Mas o que tem levado o time a essa sequência?


Fundado em 1985, o Audax completou 39 anos em 8 dezembro de 2024 e passou a figurar na elite do Campeonato Paulista em 2014. O auge veio em 2016, quando conquistou a vice-liderança do torneio. Porém, após esse destaque, o clube não conseguiu manter o bom desempenho e colecionou fracassos, culminando em uma sequência de rebaixamentos.


Diversos fatores explicam essa queda. O aumento nos custos operacionais, aliado à falta de profissionalização na gestão do futebol e à redução nos investimentos, tem enfraquecido o time. O maior golpe veio logo após o vice-campeonato paulista, quando o Audax sofreu seu primeiro grande rebaixamento, uma queda ao qual o clube não se recuperou até os dias atuais.


Até o momento, a equipe só venceu uma vez na competição, com apenas sete pontos marcados, e ocupando a 13ª colocação. Restando oito rodadas para o final da primeira fase, o Audax ainda pode se recuperar e se manter garantido na Série A4, ou mesmo buscar uma classificação para próxima fase. Entretanto, a equipe precisa ser impecável e torcer para que outros times tropecem, diante de um torneio difícil e bastante competitivo.