A Portuguesa empatou em 1 a 1 com o São Bernardo, nesta quinta-feira (20), pela 11ª rodada do Campeonato Paulista Série A1 na Arena Mercado Livre Pacaembu, em São Paulo, com gols de Rildo, pelo time da casa, e Léo Jabá para o visitante.
A Lusa entrou em campo precisando vencer para se manter na briga pela classificação às quartas de final. Com o empate, chegou a 12 pontos e está a 2 do Bragantino, segundo colocado do Grupo B. Já o São Bernardo se classificou com antecedência para o mata-mata com o ponto somado.
Primeiro Tempo
A partida começou acirrada e dinâmica, mas sem grandes chances de gol. Nos primeiros 15 minutos, as principais jogadas surgiram de cruzamentos, buscando Renan Peixoto pela Portuguesa e Guilherme Queiroz pelo São Bernardo.
A primeira boa oportunidade foi do Bernô, aos 18 minutos. Rodrigo Ferreira avançou pela direita e cruzou rasteiro. O goleiro Rafael Santos não segurou, e a sobra ficou para Artur, que chutou por cima.
Mantendo o ritmo, o São Bernardo também atacou pelo meio. Aos 21 minutos, Lucas Lima encontrou Léo Jabá pela esquerda. O camisa 8 devolveu para o meio-campista, que finalizou da intermediária, mas parou no goleiro adversário.
A Portuguesa tentou reagir com chutes de fora da área, principalmente com Renan Peixoto e nas cobranças de escanteio de Rildo, que substituiu o lesionado Cristiano.
No primeiro escanteio, Rildo cruzou na cabeça de Tauã, que finalizou para a defesa de Alex Alves. No segundo, encontrou Gustavo Telles na segunda trave, que chutou de perna direita, mas o goleiro fez outra boa defesa, desta vez com mais dificuldade.
O primeiro tempo foi veloz e disputado, mas com poucas chances claras de gol. As defesas se destacaram, especialmente Salustiano, do Bernô, e Hipólito, da Lusa.
Segundo Tempo
A Portuguesa começou melhor na etapa final, com mais posse de bola e presença ofensiva. A principal estratégia da equipe paulistana foram os chutes de média distância. Tauã chegou perto de marcar, mas quem realmente foi eficaz foi Rildo. O jogador da Lusa, que entrou muito bem na partida, recebeu um passe por dentro de Barba, avançou três metros e disparou um chute de longe no ângulo, sem chance para Alex Alves.
O Tigre do ABC tentou reagir em bolas paradas e quase empatou com Romisson após um escanteio cobrado por Fabrício, mas a cabeçada foi por cima do gol.
Após esse lance, o jogo esfriou, em grande parte devido à marcação intensa da Portuguesa, que não permitiu que o adversário se sentisse à vontade em nenhum momento do segundo tempo.
Porém, aos 92 minutos, após um toque de mão na área lusitana, o Bernô teve a chance de empatar em cobrança de pênalti. O batedor oficial, Léo Jabá, converteu a penalidade e deixou o clube perto das quartas de final do Paulistão.
Escalações
Portuguesa: Santos; Talles, Gustavo, Biazus e Hipólito; Tauã, Barba e Cristiano (Rildo); Jaja (Igor Torres), Maceió e Renan Peixoto (Henrique Almeirda). Treinador: Cauan de Almeida.
São Bernardo: Alex Alves; Rodrigo Ferreira, Hélder, Salustiano, Augusto Silva e Arthur Henrique (Hugo Sanches); Lucas Lima, Romisson (Emerson Santos), Fabrício (Rodolfo) e Léo Jabá; Guilherme Queiroz (Lucas Rian). Treinador: Ricardo Catalá.
Arbitragem
- Árbitro: Lucas Canetto Bellote
- Assistentes: Ricardo Pavanelli Lanutto e Gustavo Rodrigues de Oliveira
- Quarto árbitro: Fagson Junior dos Santos Silva
- VAR: Vinicius Furlan
Próximos Jogos
Portuguesa: A Lusa jogará fora de casa, domingo (23), às 18:30h (horário de Brasília), contra o Noroeste, no Estádio Alfredo de Castilho, em Bauru
São Bernardo: O Bernô receberá o São Paulo no próximo domingo (23), às 18:30h (horário de Brasília), no Estádio 1º de Maio.
Ambos os jogos pela 12ª, e última, rodada do Campeonato Paulista Série A1.