A Ponte Preta entra em campo no domingo (23) dependendo apenas de si para garantir vaga nas quartas de final do Campeonato Paulista. Com 22 pontos, a Macaca manteve a vice-liderança do Grupo D após a vitória de virada sobre o São Paulo, no Morumbis, pela 11a rodada.
O time de Campinas chegou a sonhar com a classificação antecipada. No entanto, o triunfo do Palmeiras sobre o Botafogo-SP, por 3 a 1, no Allianz Parque, manteve a disputa aberta para a última rodada. O Verdão, agora com 20 pontos, segue na briga pela segunda vaga da chave. O São Bernardo, líder da chave com 23 pontos, já garantiu presença no mata-mata.
Assim, a Ponte Preta avança de fase com uma vitória simples contra o Red Bull Bragantino, no Moisés Lucarelli, no domingo (23), às 18h30, sem depender de outros resultados. Caso perca ou empate, a Macaca precisará torcer para que o Palmeiras não vença o Mirassol, fora de casa, no Maião.
Além disso, com uma vitória o time comandado por Alberto Valentim também tem chances de avançar como líder do grupo. Para isso, precisa torcer para que o São Bernardo não ganhe do São Paulo, em casa.
O primeiro colocado do grupo tem a vantagem de ter o mando de campo no jogo único das quartas de final. Todas as partidas da última rodada da fase de grupos do Paulistão acontecem simultaneamente.