A Ponte Preta volta a campo neste domingo (23), às 18h30, para um confronto decisivo contra o Red Bull Bragantino, no Moisés Lucarelli, pela última rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista. Dependendo apenas de si para garantir a classificação às quartas de final, a Macaca também tenta encerrar um jejum diante do rival de Bragança Paulista.
A última vitória alvinegra sobre o Braga aconteceu há quase seis anos, em 2019, quando venceu por 1 a 0, fora de casa, na primeira fase do Troféu do Interior. Na época, inclusive, o Massa Bruta ainda não era gerido pela Red Bull.
Desde então, as equipes se enfrentaram sete vezes, com quatro derrotas da Macaca e três empates.
Apesar do retrospecto recente negativo contra o rival, a Ponte chega embalada para o confronto decisivo. O time de Campinas tem a terceira melhor campanha do Paulistão e a melhor defesa da competição. Além disso, é o melhor visitante do campeonato, sem derrotas fora de casa, com cinco vitórias e um empate.
No entanto, dentro de casa, o desempenho deixa a desejar. Em cinco jogos no Majestoso, a torcida viu apenas uma vitória, contra o Guarani, além de três empates e uma derrota. Agora, a equipe busca melhorar esse desempenho justamente no momento mais decisivo do torneio.
Na tabela, a Ponte Preta ocupa a vice-liderança do Grupo D, com 22 pontos, dois a mais que o Palmeiras, terceiro colocado. Dessa forma, a Macaca avança de fase com uma vitória simples sobre o Bragantino, sem depender de outros resultados. Caso empate ou perca, precisará torcer para que o Palmeiras não vença o Mirassol, fora de casa.