O União São João venceu o Rio Branco por 1 a 0 neste sábado (12), no estádio Dr. Hermínio Ometto, em Araras, pela 10ª rodada da Série A3 do Campeonato Paulista.
Com um jogador a mais durante a maior parte do jogo, após a expulsão de João Queiroz, o Verdão de Araras conquistou sua primeira vitória como mandante nesta edição da A3. O gol de Timbó, na reta final da partida, garantiu os três pontos e levou a equipe aos 13 pontos, retornando momentaneamente ao G-8, na sétima posição. O time também encerrou uma sequência de quatro jogos sem vencer.
Já o Rio Branco, que começou a partida com um time alternativo e ainda ficou com um jogador a menos, manteve os 16 pontos, mas caiu para a quinta colocação.
Primeiro tempo
Com a necessidade da vitória, o União São João tomou a iniciativa. Logo aos 3 minutos, um cruzamento perigoso na área encontrou Ruan, mas ele não conseguiu finalizar.
O Rio Branco respondeu aos 5 minutos, com um chute de fora da área que foi facilmente defendido pelo goleiro Igor Dourado. Aos 15, o União teve mais uma grande chance: após cobrança de escanteio, Léo Machado apareceu livre para cabecear, mas mandou para fora. Três minutos depois, Rochinha finalizou e exigiu boa defesa de Douglas Marques.
O cenário da partida mudou aos 21 minutos, quando João Queiroz fez falta em Léo Souza, que avançava sozinho para o ataque. O árbitro aplicou cartão vermelho direto, deixando o Rio Branco com um a menos.
Com a vantagem numérica, o União intensificou a pressão. Aos 32, Rochinha acertou a trave em um chute forte. Apesar das oportunidades, o primeiro tempo terminou sem gols.
Segundo tempo
Com um jogador a mais, o União São João manteve a pressão na etapa final, enquanto o Rio Branco se limitou a segurar o empate.
O Verdão tentou jogadas de fora da área e bolas paradas para furar o bloqueio adversário. Aos 20 minutos, Léo Souza reclamou de um pênalti não marcado. O Rio Branco, por sua vez, pouco ameaçou no ataque.
Aos 32, o União perdeu uma chance inacreditável. Igor Silva, dentro da pequena área e cara a cara com o gol, isolou a finalização.
A insistência deu resultado aos 39 minutos. Após cobrança de escanteio no segundo pau, Timbó tentou o cabeceio, mas a bola bateu na perna e voltou para ele, que finalizou forte para o fundo das redes, garantindo a vitória do União.
Nos acréscimos, o time da casa ainda teve a chance de ampliar em um pênalti sofrido por Léo Souza após falta do goleiro Douglas Marques. Rodolfo Mol cobrou, mas o arqueiro do Rio Branco fez uma grande defesa.
Escalações
União São João: Igor Dourado; Rodolfo Mol, Thiago Timbó e Gabriel Cunha; Borges, Ruan Marcos, Rochinha, Léo Machado e Nino; Léo Souza e Jhoninha. Técnico: Danilo Sacramento.
Rio Branco: Douglas Marques; Luis Gregório, Luis Paim, Gabriel Dias, Giba, Felipe Muranga, Luketa, David Lazari, João Queiroz, Leo Campos e Markson. Técnico: Leandro Mehlich.
Próximos jogos
Na próxima rodada da Série A3, o União São João enfrenta a Francana fora de casa, na quarta-feira (26), às 19h30. No mesmo dia, às 15h, o Rio Branco recebe o Desportivo Brasil.