A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou, por meio da Resolução nº 004/2025, os critérios para a edição deste ano da Copa Paulista, prevista para iniciar em 15 de junho. A competição oferecerá vagas para os oito primeiros colocados das quatro principais divisões do futebol paulista desta temporada (Séries A1, A2, A3 e A4). Em caso de desistência de algum clube classificado, a vaga será preenchida seguindo a ordem de classificação até completar o número de participantes de cada série.
Importante destacar que clubes rebaixados na Série A4 de 2025 para a Segunda Divisão Estadual de 2026 não poderão participar do torneio. O Conselho Técnico da competição está agendado para o início da segunda quinzena de abril de 2025. Na ocasião, serão discutidos a fórmula e o período de disputa da Copa Paulista.
Mantendo a tradição dos anos anteriores, o campeão da Copa Paulista terá o direito de escolher entre uma vaga na Copa do Brasil de 2026 ou no Campeonato Brasileiro da Série D de 2026. O vice-campeão ficará com a vaga remanescente.
Nos últimos anos, a competição revelou campeões e vice-campeões que optaram por diferentes caminhos nas competições nacionais subsequentes.

Monte Azul venceu o torneio em 2024 e vai fazer sua primeira participação na Série D neste ano. Foto: Rodrigo Corsi / Agência Paulistão
Abaixo, uma lista dos últimos vencedores e suas escolhas:
- 2024: Monte Azul (campeão) e Votuporanguense (vice).
- 2023: Portuguesa Santista (campeã) e São José (vice).
- 2022: XV de Piracicaba (campeão) e Marília (vice).
- 2021: São Bernardo FC (campeão) e Botafogo-SP (vice).
- 2020: Portuguesa (campeã) e Marília (vice).
- 2019: São Caetano (campeão) e XV de Piracicaba (vice).
Esses clubes, após suas conquistas, decidiram entre disputar a Copa do Brasil ou a Série D do Campeonato Brasileiro no ano seguinte, conforme a estratégia e os objetivos de cada instituição. Entre os campeões, apenas a Portuguesa Santista optou pela Copa do Brasil no ano seguinte. Daqueles que foram para o Brasileirão, só o São Bernardo conseguiu o acesso para a Série C.
A Copa Paulista continua sendo uma oportunidade valiosa para os clubes paulistas buscarem destaque no cenário nacional, seja através da Copa do Brasil ou da Série D, ampliando suas projeções e desafios no futebol brasileiro.