Faltando pouco mais de um mês para o início da Série D do Brasileirão, o Água Santa começa a estudar seus rivais. Entre os times do Grupo 6, apenas o Netuno sofreu rebaixamento em seu campeonato estadual. O outro clube paulista do grupo, a Portuguesa, se manteve na Série A1 do Paulistão com a 11ª melhor campanha do torneio.
Ver essa foto no Instagram
São três equipes do Rio de Janeiro no grupo. Enquanto o Maricá se salvou por pouco e ficou com a penúltima posição do Campeonato Carioca, Boavista e Nova Iguaçu ficaram em 8º e 6º lugares respectivamente e estão lutando pelo título do interior.
O Pouso Alegre é o representante de Minas Gerais no grupo. Este se salvou da queda na última rodada do Campeonato Mineiro com vitória em casa sobre o Uberlândia. Dois clubes do Espírito Santo completam os adversários do Netuno. Rio Branco e Porto Vitória foram o 5ª e o 7ª melhores da fase inicial do Capixaba e estão no mata-mata do torneio.
Desde a confirmação da queda para a Série A2 no dia 23 de fevereiro após derrota para o Velo Clube, alguns nomes importantes do elenco já deixaram o Água Santa. O goleiro titular Ygor Vinhas se transferiu ao Remo para a disputa da segunda divisão nacional, enquanto o camisa 10, Luan Dias, vai atuar no Suwon FC, da Coréia do Sul. Mais mudanças no elenco devem ocorrer nas próximas semanas.