Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

CONMEBOL suspende árbitro, após ato de racismo contra Luighi

Por: Neila Gonçalves
6 meses atrás em 10 de março de 2025
Foto: Divulgação/Conmebol


A Conmebol anunciou, no último domingo (9), a suspensão do árbitro Jorge Daniel Achucarro por dois jogos, devido ao episódio de racismo durante a partida entre Cerro Porteño e Palmeiras pela Libertadores Sub-20. A decisão ocorreu após o atacante do Palmeiras, Luighi, denunciar um episódio de racismo durante o confronto, que gerou indignação em todo o futebol sul-americano.


Em entrevista ao Fantástico, Luighi contou sua experiência ao informar a ocorrência de racismo.



“Falei com o árbitro, disse ‘me chamaram de macaco’, mas ele apenas pediu para eu sair do campo. Parecia que não ligava para o que aconteceu”, relatou o atacante, que ainda buscou apoio de policiais, mas também não obteve ajuda.



Em resposta, o Cerro Porteño enviou uma carta de desculpas à presidente do Palmeiras, Leila Pereira, comprometendo-se a identificar os torcedores envolvidos no episódio com o apoio das autoridades locais e garantindo que os responsáveis serão banidos dos jogos do clube.


O Palmeiras, por sua vez, formalizou uma denúncia à Conmebol, exigindo punições mais severas, incluindo a exclusão do Cerro Porteño da Libertadores Sub-20 e novas multas, além da permanência dos portões fechados nos jogos da equipe paraguaia.


O gesto racista durante o jogo


O caso ganhou ainda mais repercussão após a imagem de um torcedor imitando um macaco, enquanto segurava uma criança no colo, ser amplamente divulgada. Este ato ocorreu quando Luighi deixava o campo em direção ao banco de reservas, e o jogador também foi alvo de uma cusparada durante o episódio.