Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

Corinthians vence o Palmeiras no jogo de ida da final

Por: Pedro César Lélis
6 meses atrás em 16 de março de 2025
Jhony Inácio e Rebeca Reis / Ag. Paulistão


Palmeiras e Corinthians protagonizaram um duelo intenso neste sábado (16), com vitória corintiana por 1 a 0, no Allianz Parque. Em um jogo que o Palestra teve mais ações ofensivas, o aproveitamento do Yuri Alberto falou mais alto.


Para sair com o título, o Timão precisa apenas de um empate no jogo da volta. Já o Palmeiras, tem que vencer por dois ou mais gols de diferenças para garantir o troféu. Em caso de empate no placar agregado, a decisão será na disputa de pênaltis.


Primeiro Tempo


O Derby começou equilibrado. O Palmeiras buscou controlar o meio-campo com uma marcação intensa, enquanto o Corinthians apostava em uma postura mais compacta, fechando os espaços e esperando oportunidades em bolas paradas.


A primeira grande chance foi do Verdão, aos 12 minutos. Estêvão fez bela jogada e cruzou. Hugo Souza rebateu, Raphael Veiga finalizou, mas Matheuzinho salvou em cima da linha. No rebote, Piquerez foi travado pela defesa corintiana.


O Corinthians respondeu com jogadas de bola parada, um dos pontos fortes da equipe de Ramón Díaz. Dos 24 gols marcados no Paulistão, 10 vieram dessa forma.


O Palmeiras voltou a assustar aos 33 minutos, após erro de passe de Félix Torres. Estêvão recuperou e arriscou de fora da área, mas Hugo Souza defendeu bem. O Alviverde ainda tentou com Murilo e Vitor Roque pelo alto, sem sucesso.




A primeira etapa foi muito disputada, mas com poucas oportunidades claras. A melhor chance foi a finalização de Veiga, aos 12 minutos, mas sem sucesso, seguindo o placar zerado.


Segundo Tempo


A etapa final manteve o mesmo ritmo, com muita disputa e o Palmeiras mais presente no campo de ataque.


A primeira grande chance surgiu aos 55 minutos. Estêvão encarou a marcação, cruzou para a área, Matheuzinho cortou, e no rebote, Richard Rios finalizou com perigo.


Três minutos depois, o Corinthians foi fatal. Memphis acionou Yuri Alberto pela esquerda, o camisa 9 cortou para dentro e bateu no canto direito, sem chances para Weverton. Na primeira grande oportunidade, o Timão abriu o placar.


O Palmeiras quase empatou na sequência com uma jogada ensaiada. Vitor Roque saiu cara a cara com Hugo Souza, bateu cruzado, mas o goleiro corintiano fez uma defesa espetacular.


O Verdão seguiu pressionando e criou outra boa chance em bola parada. Raphael Veiga cobrou escanteio, Micael subiu bem e cabeceou rente ao travessão.


Nos minutos finais, o Palmeiras tentou sufocar o adversário e controlou as ações, mas não conseguiu criar chances claras. O Corinthians soube segurar o resultado e garantiu a vitória fora de casa, com a eficiência de Yuri Alberto e as defesas decisivas de Hugo Souza e Matheuzinh0.


Escalações


Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Murilo, Micael e Piquerez; Richard Rios (Flaco López), Emiliano Martínez (Anibal Moreno) e Raphael Veiga; Estêvão, Facundo Torres (Felipe Anderson) e Vitor Roque. Treinador: Abel Ferreira.


Corinthians: Hugo Souza; Matheuzinho, Félix Torres, Gustavo Henrique e Fabrizio Angileri; Raniele (Alex Santana), Martínez (Ryan) e Carrillo (Breno Bidon); Ángel Romero (Talles Magno), Memphis Depay e Yuri Alberto (Charles). Treinador: Ramón Díaz.


Informações Gerais


Local: Allianz Parque, São Paulo
Público: 40.992 torcedores
Renda: R$ 5.717.077,40


Arbitragem



  • Árbitro: Raphael Claus

  • Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Thiago Luís Scarascati

  • VAR: José Cláudio Rocha Filho


Próximo Jogo


Corinthians e Palmeiras voltam a se enfrentar na próxima quinta-feira (27), às 21h35 (horário de Brasília), na Neo Química Arena para decidirem o grande campeão do Campeonato Paulista Série A1 de 2025. Se conseguir a virada, o Verdão será o primeiro tetracampeão (consecutivo) da era moderna da competição. Caso o Timão leve o troféu, será a quebra do tabu de seis anos sem conquistar um título.