O Palmeiras não conseguiu quebrar um tabu na era Abel Ferreira e, assim, segue sem vencer um jogo de ida em finais do Campeonato Paulista. No último domingo (16), o Verdão acabou derrotado pelo Corinthians no primeiro duelo da decisão.
Agora, para conquistar o tetracampeonato consecutivo, o time alviverde precisa reverter o placar e vencer por pelo menos dois gols de diferença na Neo Química Arena.
Desde sua chegada ao Palmeiras, Abel Ferreira disputou quatro finais de Campeonato Paulista. No entanto, em todas essas oportunidades, a equipe não conseguiu sair vitoriosa no primeiro confronto.
Nos três títulos conquistados sob seu comando, o Verdão perdeu a ida para São Paulo (2022), Água Santa (2023) e Santos (2024). Ainda assim, conseguiu reverter o placar no Allianz Parque e erguer a taça.
Além disso, para levantar a taça neste ano, o Palmeiras precisará de um feito inédito: virar a final jogando fora de casa. Até o momento, todas as decisões vencidas por Abel foram concluídas no Allianz Parque.
Desta vez, o Corinthians tem a vantagem de decidir em casa, já que fez a melhor campanha na fase de grupos. Assim, o segundo jogo da final será disputado na Neo Química Arena, o que aumenta ainda mais o desafio para o Palmeiras.
Na única vez em que o time de Abel Ferreira chegou à final e precisou jogar a volta fora de seus domínios, acabou derrotado. Em 2021, empatou sem gols com o São Paulo no Allianz Parque e, na sequência, perdeu a partida decisiva por 2 a 0 no Morumbis.
A grande final entre Palmeiras e Corinthians está marcada para o dia 27 de março (quinta-feira), às 21h35, na Neo Química Arena. Para conquistar o título, o Verdão precisará de uma vitória por pelo menos dois gols de diferença no tempo normal.