A Ferroviária caiu nas quartas de final da Série A2 do Campeonato Paulista nesta quarta-feira (19). Após vencer o primeiro jogo em casa por 2 a 0, a equipe foi derrotada pelo Ituano por 3 a 1 no tempo normal e acabou eliminada nos pênaltis, com derrota por 3 a 2.
Com isso, pelo segundo ano consecutivo, a Locomotiva se despede da competição na primeira fase do mata-mata, adiando novamente o sonho do retorno à elite estadual.
A última participação da Ferroviária na Série A1 do Campeonato Paulista foi em 2023, ano em que acabou rebaixada após oito edições seguidas na elite. No mesmo ano, no cenário nacional, a equipe conquistou o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro.
Assim, em 2024, a Ferroviária fez uma boa primeira fase na Série A2, com apenas uma derrota e terminando com a terceira melhor campanha. No entanto, também caiu nos pênaltis, para o Juventus-SP, após dois empates sem gols. No segundo semestre, conquistou mais um acesso consecutivo e subiu para a Série B do Brasileiro.
Agora, com mais uma eliminação na segunda divisão estadual, a equipe de Araraquara completará três anos consecutivos fora da A1.
Após a eliminação, a Ferroviária volta suas atenções para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. A estreia está marcada para acontecer entre os dias 4 e 6 de abril, em casa, contra o Remo-PA.