Pelo segundo ano consecutivo, a Ferroviária é eliminada nos pênaltis nas quartas de final da Série A2 do Campeonato Paulista. Após vencer o primeiro jogo em casa por 2 a 0, a equipe perdeu para o Ituano por 3 a 1 no tempo normal na última quarta-feira (19) e acabou eliminada nas penalidades, com derrota por 3 a 2.
A “saga” da Locomotiva começou em 2023. Naquele ano, a equipe sofreu rebaixamento no Paulistão após oito temporadas na elite estadual. No segundo semestre, no entanto, conseguiu subir da Série D para a Série C do Brasileiro após seis anos na última divisão nacional.
Agora, a eliminação deste ano repete o roteiro de 2024. Após o acesso à terceirona, a Ferroviária disputava a Série A2 com o objetivo de ‘bater e voltar’ à elite paulista. A campanha na primeira fase foi positiva, com apenas uma derrota e a terceira melhor campanha geral. No entanto, o time acabou eliminado nos pênaltis para o Juventus-SP, após dois empates sem gols.
No cenário nacional, o segundo semestre trouxe mais um desfecho positivo. Dessa forma, a AFE conquistou o segundo acesso consecutivo e garantiu vaga na Série B do Campeonato Brasileiro, retornando à segunda divisão após 30 anos.
Em 2025, na nova tentativa de subir no Paulistão, a Ferroviária oscilou no início da Série A2, o que resultou na demissão do técnico Júnior Rocha e no retorno de Vinícius Bergantin. Ainda assim, a equipe conseguiu a classificação ao mata-mata, mas, mais uma vez, viu o sonho do acesso acabar logo nas quartas de final, com eliminação nos pênaltis.
Indo para o terceiro ano seguido na segunda divisão estadual, agora a Ferroviária volta suas atenções para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Assim, o time de Araraquara encara o desafio podendo seguir a “mística” recente: eliminação estadual e acesso nacional. A estreia da equipe deve acontecer entre os dias 4 e 6 de abril, em casa, contra o Remo-PA.