Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

Organizada do Corinthians rechaça fala de Ronaldo

Por: Vinícios Cotrim
6 meses atrás em 22 de março de 2025
Foto: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians


Na última sexta-feira, o lendário Ronaldo Fenômeno afirmou que compraria o Corinthians caso o clube decidisse virar Sociedade Anônima de Futebol (SAF). Ele afirmou que gostaria de ser proprietário das ações nessa hipótese, já que tem experiência no Cruzeiro e no Real Valladolid, sendo que ainda é dono deste último.


“O dia que o Corinthians decidir virar SAF, eu sou o comprador. Arrumo dinheiro no mercado e vou adorar fazer, envolver o torcedor. É resolver a dívida do estádio e é só olhar para frente com orçamento grande. O Corinthians fatura dinheiro. E organizado vai faturar mais ainda”, disse o jogador em entrevista ao Charla Podcast.


Logo após a fala repercutir, o presidente dos Gaviões da Fiel, principal organizada do Timão, publicizou sua opinião, sendo contrário ao comentário. Neste sábado, a própria entidade se manifestou e reafirmou a opinião de seu mandatário.


 


“RONALDO, O CORINTHIANS NÃO ESTÁ À VENDA!


Durante entrevista ao Charla Podcast, o ex-jogador e hoje empresário Ronaldo Nazário declarou que seria um potencial comprador do Corinthians. Segundo o Fenômeno, campeão da Copa do Brasil e do Paulistão de 2009 com a camisa do Timão, ele faria questão de ir ao mercado buscar parceiros quando o clube “decidir ser SAF”.




Lamentamos que, mais uma vez, em uma reta final de campeonato, surjam notícias que tentam tumultuar o ambiente, colocando corinthiano contra corinthiano quando se trata de assunto SAF. Temos ciência de que o clube precisa de profissionalização para superar sua atual situação econômica, mas ter um dono não ajudaria em nada. O Corinthians não precisa ser vendido para ser bem administrado.


A possibilidade de transformar o clube em uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol) vai contra sua essência popular. O Corinthians nasceu do povo e deve permanecer sob o controle de sua torcida, sem virar mercadoria nas mãos de investidores.


O Gaviões da Fiel Torcida são radicalmente contrários a qualquer tentativa de venda do Corinthians e jamais irão permitir tal feito. O clube não pertence a empresários ou gestores momentâneos, mas sim à sua imensa nação de torcedores, que carregam o time no peito e na arquibancada há mais de um século. A luta para manter o Corinthians como um clube associativo é inegociável.


A história já mostrou que clubes que adotaram a SAF perderam autonomia, identidade e, em muitos casos, viraram apenas negócios sem compromisso com suas raízes, como aquele já feito e desfeito pelo ex-jogador recentemente. O futebol não pode ser tratado apenas como um ativo financeiro, onde a paixão e a tradição são colocadas em segundo plano diante de interesses comerciais.


O Corinthians não seguirá esse caminho. Aqui, quem manda é a Fiel Torcida!


“O Corinthians vai ser o time do povo e o povo é quem vai fazer o time.” — Miguel Battaglia, 1º presidente do Sport Club Corinthians Paulista.”