Abel Ferreira está a um passo de consolidar seu nome como o treinador mais vitorioso da história do Palmeiras. Caso conquiste o título do Campeonato Paulista nesta quinta-feira (27), contra o Corinthians, o técnico português chegará à sua 11ª taça pelo Verdão, isolando-se como o maior campeão entre os treinadores do clube.
Desde sua chegada ao Palmeiras, em novembro de 2020, Abel já ergueu dez troféus, igualando a marca histórica de Oswaldo Brandão. Sua galeria de títulos inclui uma Copa do Brasil (2020), dois Campeonatos Brasileiros (2022 e 2023), três Campeonatos Paulistas (2022, 2023 e 2024), uma Recopa (2022) e uma Supercopa do Brasil (2023). Além disso, se vencer o Paulistão deste ano, ele levará o Alviverde a um tetracampeonato estadual, um feito que só o extinto Paulistano conseguiu, entre 1916 e 1919.
Entretanto, para alcançar essa marca histórica, o português e sua equipe terão que superar um cenário desfavorável. No jogo de ida, disputado no Allianz Parque, o Palmeiras foi derrotado pelo Corinthians por 1 a 0 e, agora, precisa buscar a virada na Neo Química Arena. Para ficar com o título no tempo regulamentar, o Verdão precisa vencer por dois ou mais gols de diferença. Caso vença por apenas um gol, a decisão será nos pênaltis.