O Palmeiras entrará em campo nesta quinta-feira (27) não apenas em busca do título do Campeonato Paulista, mas também de um feito histórico no futebol estadual. Caso conquiste o troféu diante do Corinthians, na Neo Química Arena, o Verdão alcançará o tetracampeonato, um marco que só foi atingido pelo extinto Paulistano, entre 1916 e 1919, antes da era profissional do futebol paulista.
Curiosamente, foi o Palestra Itália, que interrompeu a sequência vitoriosa do Paulistano ao conquistar seu primeiro título estadual em 1920. Agora, mais de um século depois, o clube alviverde tem a oportunidade de igualar essa marca inédita no futebol profissional.
O Verdão chega à decisão embalado por três conquistas seguidas: em 2022 sobre o São Paulo, em 2023 contra o Água Santa e, em 2024, diante do Santos. Caso vença o Corinthians nesta edição, o Palmeiras atingirá um tetracampeonato estadual justamente diante de seu maior rival e dentro da casa alvinegra, tornando o feito ainda mais emblemático para a torcida palestrina.
Além da possibilidade de se tornar o primeiro clube tetracampeão paulista da era profissional, a conquista também ampliaria a galeria de títulos do Palmeiras no estadual. O Verdão chegaria à marca de 27 taças do Campeonato Paulista, aumentando sua vantagem como o segundo maior campeão da competição, São Paulo e Santos, com 22 conquistas cada. Com isso, a equipe alviverde ficaria ainda mais próxima do Corinthians, que lidera o ranking com 30 troféus.
A missão, no entanto, não será fácil. Após perder o jogo de ida por 1 a 0, no Allianz Parque, o Palmeiras precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para ser campeão no tempo regulamentar. Se vencer por apenas um gol, a decisão será nos pênaltis. O confronto decisivo será às 21h35, na Neo Química Arena.