O Santos divulgou uma nota na tarde desta quinta-feira (27) confirmando que Neymar não estará disponível para a estreia da equipe no Campeonato Brasileiro. O Peixe enfrenta o Vasco neste domingo (30), às 18h30, em São Januário, no Rio de Janeiro.
De acordo com o clube, após uma nova avaliação e considerando a agenda do Brasileirão, a decisão de manter o camisa 10 fora da partida foi tomada em conjunto pelo Departamento Médico, a comissão técnica, o próprio atleta e seu staff. Neymar segue em recuperação de um edema muscular na coxa esquerda e ainda não está totalmente pronto para voltar aos gramados.
O atacante sofreu a lesão no dia 2 de março, no confronto contra o Red Bull Bragantino, pelas quartas de final do Paulistão. Desde então, desfalcou o time na semifinal contra o Corinthians e também desconvocado da convocação da Seleção Brasileira. O Santos tem como prioridade garantir sua recuperação completa para evitar novos afastamentos.
O jogador está sendo reavaliado semanalmente para definir a progressão de suas atividades. Ele segue evoluindo na reabilitação diária no CT Rei Pelé, acompanhado por profissionais que já trabalham com ele há mais de uma década.
O técnico Pedro Caixinha ainda ressaltou que Neymar está no segundo de três ciclos para recuperar sua plena condição física.
“Não podemos esquecer o longo tempo de inatividade. Ele joga com uma explosão e intensidade tamanha, não sabe atuar de outra maneira e quer sempre jogar, ganhar. Ele passou pelo ciclo de jogo e participou de mais partidas do que fez nesses últimos anos. Agora estamos a prepará-lo para o ciclo de treino e, depois, vamos prepará-lo para o ciclo de treino e jogo. É um processo com paciência para que esteja pronto“, explicou o treinador no comunicado.