O Botafogo-SP anunciou que na última sexta-feira (28) deu início a um projeto para a criação de sua equipe feminina de futebol. O clube firmou parceria com a WSA (Women’s Soccer Academy), que tem a ex-jogadora e empresária Mariana Balbão como proprietária.
Ela assumirá o cargo de coordenadora do time feminino do Pantera e será responsável pela formação das categorias de base da equipe.
Fundada em maio de 2022, a WSA é especializada na formação e desenvolvimento de atletas para o futebol feminino, contando atualmente com mais de 100 jogadoras entre 5 e 17 anos. No ano passado, a categoria Sub-15 da academia chegou às quartas de final do Campeonato Paulista.
Com a parceria, dessa forma, o Botafogo-SP já deve disputar sua primeira competição oficial em maio, no Campeonato Paulista Sub-15. O presidente do Conselho de Administração da Botafogo Futebol SA, Adalberto Baptista, celebrou a iniciativa.
“Estamos muito felizes com essa parceria com a WSA. Tínhamos o desejo antigo de montar uma equipe feminina e agora conseguimos. É uma modalidade que está crescendo e ganhando adeptos, apoiadores e fãs”, afirmou.
Baptista também destacou que o novo time feminino terá uma estrutura própria dentro do futuro Centro de Treinamento do clube, previsto para estar concluído no segundo semestre deste ano. O espaço contará com quatro campos, sendo dois oficiais. Um deles será um estádio com capacidade para 3.000 torcedores.
“A criação da equipe feminina coincide com a aquisição da área para a construção do nosso Centro de Treinamento, que ficará pronto durante o segundo semestre. O nosso time feminino também terá uma área específica no CT para alojamento, além de utilizar o espaço para treinamentos e jogos”, acrescentou o presidente.
Mariana Balbão explicou que o projeto do Botafogo-SP visa, inicialmente, a formação das categorias de base, mas que há planos para a montagem de uma equipe principal nos próximos anos.
“Vamos começar a trabalhar com as categorias de base, mas o nosso projeto é muito mais amplo e inclui a montagem da equipe principal nos próximos anos. Vamos trabalhar para potencializar e desenvolver a modalidade“, afirmou.
Assim, para formar a equipe Sub-15, o Botafogo-SP realizará uma seletiva no próximo domingo (6), no campo de apoio do Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet. A avaliação será aberta para meninas nascidas em 2010, 2011 e 2012 e terá início às 8h.