Após um desempenho fraco em casa em 2024, o Botafogo-SP quer deixar o passado para trás e reconquistar a torcida jogando em Ribeirão Preto. O treinador Márcio Zanardi acredita que a equipe já mostrou sinais de evolução durante o Campeonato Paulista e reforça a importância de uma nova postura como mandante na Série B do Brasileiro.
Novo momento no Santa Cruz
O Botafogo-SP encerrou a temporada passada com o pior aproveitamento como mandante da Série B e também registrou seu pior desempenho em casa desde que se tornou clube-empresa, com apenas 41,9% de aproveitamento. Agora, com dois jogos seguidos em Ribeirão, a equipe enxerga uma oportunidade para virar a chave.
– No Paulistão foi diferente. Ganhamos do Red Bull Bragantino, fizemos bons jogos contra Velo, Água Santa, Novorizontino. Mesmo na derrota, mostramos desempenho. É outra mentalidade, outro trabalho. Os jogadores entenderam isso e estamos prontos para reconstruir nossa força em casa – afirmou Zanardi.
Retrospecto no estadual anima comissão técnica
No Campeonato Paulista de 2025, o Pantera teve duas vitórias, dois empates e duas derrotas como mandante, com 44% de aproveitamento. O desempenho foi modesto, mas suficiente para acender o alerta positivo na comissão técnica em relação ao potencial do time jogando no Santa Cruz.
Desafio com a torcida
Além dos resultados, o Botafogo-SP também precisa reconquistar a presença do torcedor. Em 2024, a média de público na Série B foi de apenas 2,8 mil torcedores por jogo, a quinta pior da competição. No Paulistão deste ano, houve um crescimento para 3,6 mil, mas o clube ainda registrou a terceira menor média da competição.
– Temos que trazer o torcedor para o nosso lado. Isso passa por entrega em campo e vitórias. A torcida é fundamental nesse processo – completou Zanardi.
Dois jogos em casa para embalar
Após estrear na Série B com derrota fora de casa para o América-MG, o Tricolor tem agora dois compromissos seguidos em casa. O primeiro será contra o Atlético-GO, no domingo (14), às 19h. Depois, enfrenta o Remo, na sexta-feira seguinte (17), às 20h. A comissão técnica vê nesses confrontos a chance ideal para consolidar a mudança de postura e começar a campanha como mandante de forma positiva.