O Botafogo-SP começará a utilizar o sistema de reconhecimento facial no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet neste domingo (13), no confronto diante do Atlético-GO, às 19h, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Dessa forma, o clube aplicará a tecnologia, inicialmente, nos setores das cadeiras cativas e para os Sócios-Torcedores Botafanáticos dos planos VIP e Diamante.
A medida segue o que determina a Lei Geral do Esporte (nº 14.597/2023), que obriga a implantação da biometria facial em estádios com capacidade superior a 20 mil pessoas. A adoção tem como objetivo principal o combate ao cambismo e o reforço à segurança nos dias de jogo.
Projeto será implantado de forma gradual
De acordo com o diretor financeiro e administrativo do Botafogo Futebol SA, Ferdinando Brito, o clube está atento à legislação e à importância da medida. Por isso, afirma: “Estamos implantando a tecnologia conforme previsto em lei.” A biometria facial é importante para combater o cambismo no futebol brasileiro, além de melhorar a segurança dos estádios”, afirmou.
A expectativa é de que o sistema seja expandido gradualmente para os demais setores do estádio. No primeiro momento, o clube testará o funcionamento e os fluxos com parte dos torcedores cadastrados no programa de sócio-torcedor.
Passo a passo para o reconhecimento facial
Os Sócios-Torcedores Botafanáticos dos planos VIP e Diamante devem seguir os seguintes passos para realizar o reconhecimento facial:
- Acesse o portal oficial do clube.
- Clique na aba “Reconhecimento Facial”.
- Em seguida, selecione o botão “Fazer Reconhecimento Facial”.
- Digite o seu CPF.
- Siga todas as instruções até o final.
- Preencha o enquadramento facial e aguarde a captura automática da foto.
- Finalize o processo.
O clube orienta os torcedores a realizarem o processo com antecedência para garantir agilidade no acesso ao estádio no dia da partida.