Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

Há 12 anos, Noroeste participou pela última de um torneio nacional

Foto: José Luis Silva/Agência Estado

Publicados 2 meses atrás em 17 de abril de 2025
Por: Alan Favaron

Há 12 anos, o Noroeste fazia sua última apresentação no cenário nacional. No dia 17 de abril de 2013, o Norusca entrou em campo pelo jogo da volta da primeira fase da Copa do Brasil, contra o Criciúma, e, desde então, não participa de uma competição fora do estado de São Paulo.

Na época, a vaga foi conquistada após o título da Copa Paulista de 2012. E, logo na primeira fase, uma pedreira: o Criciúma, que disputava a Série B à época e, meses depois, conquistaria o acesso para a elite do Brasileirão, com um vice-campeonato.

O Norusca até lutou, conquistando um excelente 0 a 0 no jogo de ida, mas, na volta, em Santa Catarina, foi derrotado por 3 a 0 e disse adeus às competições nacionais. A partir dali, a equipe de Bauru passaria pela pior fase de sua história, caindo de divisões — da A2 para a A3 — e chegando depois à Série B do Paulista: a 4.ª e última divisão estadual.

Aos poucos, o clube foi se reerguendo. Em 2024, conquistou o acesso e retornou à primeira divisão do Paulistão. Nesta temporada, o Noroeste garantiu sua permanência na Série A1 e, de quebra, garantiu vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2026, retornando ao cenário nacional.

JOGO DE IDA

Na Copa do Brasil de 2013, o primeiro jogo foi no Estádio Alfredo de Castilho. O Noroeste, à época, havia acabado de ser rebaixado, na semana anterior ao confronto, para a Série A3 do Campeonato Paulista. Já o adversário havia conquistado o seu 10.º título catarinense. O Alvirrubro optou por um esquema reativo e obteve um empate com gosto de vitória, em 0 a 0.

O esquadrão noroestino foi a campo com um 3-5-2 composto por: Yuri; Bonfim, Casão e Neto; Mizael, Pedro, Ruan, Romário e Adilson; Nathan e Diego. O técnico do Noroeste em ambos os duelos foi o interino Luciano Sato. Já o treinador do Criciúma era Vadão.

JOGO DA VOLTA

No dia 17 de abril, o time de Bauru foi para o duelo de volta, em Santa Catarina. Nove torcedores do Noroeste estiveram presentes no Estádio Heriberto Hülse. Todos eles fizeram a viagem mais longa nos 26 anos de história da torcida: cerca de 1.100 quilômetros.

A missão do time era empatar novamente e levar a decisão para os pênaltis. Mas o Criciúma fez valer o mando de campo, com elenco mais qualificado, e superou o Norusca por 3 a 0. Ivo e Lins (2x) foram os autores dos gols.

Os 11 do Noroeste naquela noite foram: Yuri; Bonfim, Casão e Neto; Mizael, Marcel, Ruan, Emerson, Bruno e Adilson; Adriano.

Fique por dentro das notícias! Siga nosso perfil no Instagram.

Receba notícias do TSP (Tudo Sobre Paulista) pelo WhatsApp.

Receba notícias do TSP (Tudo Sobre Paulista) pelo Telegram.

Profetize os resultados do Noroeste no Série A1 Série A1 2025!
Clique aqui, faça seu cadastro na Betnacional e use o código: TUDOSOBREPAULISTA.

whatsappwhatsapp
Aposte na bet nacional
ASSINE SÉRIE B - DISNEY PLUS ASSINE SÉRIE B - DISNEY PLUS