Na manhã desta terça-feira (22), o Palmeiras iniciou sua preparação para o confronto contra o Bolívar-BOL, marcado para quinta-feira (24), às 19h, no Estádio Hernando Siles, em La Paz (BOL), pela fase de grupos da CONMEBOL Libertadores. O Verdão lidera seu grupo com seis pontos, após duas vitórias: 3 a 2 sobre o Sporting Cristal-PER e 1 a 0 contra o Cerro Porteño-PAR.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
Após a vitória por 2 a 1 sobre o Fortaleza, no último domingo (20), no Campeonato Brasileiro, os titulares realizaram atividades regenerativas no centro de excelência. Já o restante do elenco foi a campo e participou de treinos técnicos em dimensões reduzidas com as Crias das categorias de base. Paulinho, que foi preservado no jogo contra o Fortaleza, fez o treinamento integral com o grupo. Raphael Veiga, que se recupera de uma luxação no ombro esquerdo, seguiu o cronograma até o momento em que precisou continuar a recuperação sob os cuidados do Núcleo de Saúde e Performance.
Líder do elenco em desarmes e interceptações em 2025, Richard Ríos, eleito para a seleção ideal do último Campeonato Paulista, enfatizou o trabalho coletivo do Palmeiras, que vem de seis vitórias consecutivas na temporada. “O grupo sempre trabalha em prol de todo mundo. Esse prêmio do Paulista é resultado do grupo, do elenco, do staff e de todos que não aparecem na televisão, como a equipe da cozinha e da limpeza. Todo mundo aqui tem impacto no nosso dia a dia. Não pensamos no individual, mas no coletivo, e isso é muito importante para o Palmeiras”, disse o meio-campista.
Ríos também comentou sobre a nova fase vestindo a camisa 8, número comum para volantes. “Tomamos essa decisão depois que o Zé Rafael saiu. Ele deixou uma marca importante no Palmeiras, e com muito respeito a ele, decidimos usar esse número, já que também sou da posição. Fico feliz por usar a camisa 8 do Palmeiras, que tem um significado especial para o clube”, contou.
O meio-campista, segundo colombiano com mais jogos (122) e quinto com mais gols (11) na história do Palmeiras, comentou sobre a boa fase dos estrangeiros. Os últimos dez gols da equipe foram marcados por jogadores de diferentes nacionalidades, incluindo Piquerez, Facundo Torres, Emi Martínez, Richard Ríos e Flaco López. “É sempre importante marcar gols, isso dá mais confiança ao jogador. Para mim, é gratificante, principalmente em uma competição tão importante como a Libertadores. Sabemos como é difícil jogar essa competição. Agora, o foco é continuar trabalhando para o próximo jogo”, afirmou Ríos.
Ríos destacou o ambiente acolhedor do grupo. “Aqui no Palmeiras, temos uma família. Acolhemos bem todos os jogadores e eles se sentem à vontade para mostrar o que sabem fazer em campo. Passamos mais tempo aqui do que com nossas famílias, então temos que manter uma boa comunicação. O importante é a vitória do Palmeiras, independentemente de quem marque o gol”, completou.
Por fim, o meio-campista falou sobre os desafios de jogar na Bolívia, especialmente com a altitude. “Já jogamos contra eles e sabemos das dificuldades, como a altitude, a velocidade da bola e o estilo de jogo dos jogadores deles. Estamos nos preparando com vídeos, já que temos pouco tempo para treinar em campo. Vamos seguir as orientações dos profissionais, médicos e preparadores físicos, que têm mais experiência. O objetivo é buscar os três pontos, independente da altitude ou de quem estiver em campo”, concluiu.
O Palmeiras viaja para a Bolívia após o almoço desta terça-feira (22) e realiza o último treino na quarta-feira (23), às 16h do horário local, no Estádio do The Strongest-BOL, onde finalizará a preparação.