O futebol brasileiro está cada vez mais internacional, com a chegada de jogadores estrangeiros e criação de ‘gringos’ nas bases dos clubes. No Corinthians, há um luso-canadense, Jesse Costa, sendo formado no sub-20, situação comentada por Alex Brasil em entrevista coletiva.
“A gente tá abrindo sim. O Jesse, a gente torce muito por ele, ele tem jogado muito bem. A gente sempre falou pra ele da Copa São Paulo, que ele tava louco pra jogar, a oportunidade dele iria acontecer e veio a acontecer. Nos treinamentos tem se dedicado”, disse o executivo da base do Corinthians.
“Eu acho que é uma tendência. Principalmente, você vê em outros clubes aí e no nosso país, os africanos vindo e ganhando os seus espaços. É uma tendência mundial, você tem que globalizar. A gente vê na nossa equipe principal, o Memphis tá aí, tem diversos jogadores e eu acho que é uma tendência”, completou.
No ano passado, o Timãozinho também teve um uruguaio e, em outros anos mais longínquos, tiveram colombianos, paraguaios e argentinos. Como citado pelo executivo, é uma tendência do clube a prospectar atletas de outros países.