O São Paulo arrancou um empate importante fora de casa neste sábado (26), pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. No Castelão, o Tricolor ficou no 1 a 1 com o Ceará, em partida marcada pelo protagonismo de Ryan Francisco, de apenas 18 anos. Pedro Henrique abriu o placar para os donos da casa, mas Ryan garantiu a igualdade ainda no primeiro tempo.
Com o resultado, o Ceará ocupa a sexta colocação com sete pontos, enquanto o São Paulo aparece em 11º. Agora, o Vozão foca na Copa do Brasil, onde encara o Palmeiras na quarta-feira (30). Já o Tricolor volta a campo antes, na terça-feira (29), diante do Náutico.
Primeiro tempo
O Ceará começou a todo vapor e logo aos 3 minutos abriu o placar. Matheus Bahia acertou um lançamento longo do campo de defesa e encontrou Pedro Henrique em velocidade. O atacante venceu Igor Vinícius na corrida e, com muita frieza, encobriu o goleiro Rafael para fazer 1 a 0.
Apesar do golpe inicial, o São Paulo reagiu bem. A equipe de Zubeldía passou a dominar a posse de bola e pressionar o adversário em busca do empate. As chances começaram a aparecer e, perto do fim da primeira etapa, o esforço foi recompensado. Aos 43 minutos, Ferreirinha cruzou na segunda trave, e Ryan Francisco apareceu livre para cabecear firme e deixar tudo igual.
O primeiro tempo ainda reservou um lance curioso. O goleiro Fernando Miguel segurou a bola por mais de oito segundos e acabou cedendo escanteio ao Tricolor, gerando reclamações dos são-paulinos.
Antes do intervalo, Luciano teve grande oportunidade para virar o jogo. Aos 46 minutos, Bobadilla fez belo passe por dentro da defesa, deixando o camisa 10 cara a cara com Fernando Miguel. No entanto, o chute saiu em cima do goleiro, desperdiçando a melhor chance da virada.
Segundo tempo
No retorno dos vestiários, o jogo ficou mais equilibrado. O Ceará, empurrado pela torcida, tentou tomar a iniciativa para buscar a vitória. Porém, as oportunidades claras de gol foram raras nos minutos iniciais.
O São Paulo respondeu com uma boa jogada aos 6 minutos. Ryan Francisco invadiu a área e tocou para Igor Vinícius, que optou pela finalização em vez do cruzamento, mas acabou isolando a bola.
Com o passar do tempo, o desgaste físico ficou evidente. As duas equipes passaram a explorar jogadas aéreas e bolas paradas. Aos 38 minutos, o Ceará quase marcou o segundo. Nicolas cobrou falta na área, Pedro Raul subiu livre e cabeceou com perigo, assustando Rafael.
Sem mais grandes emoções, o empate acabou prevalecendo. O São Paulo, mesmo longe de casa, voltou para casa com um ponto importante, enquanto Ryan Francisco celebrou seu primeiro gol como profissional em grande estilo.
Escalações
Ceará: Fernando Miguel; Matheus Bahia, Marllon, William Machado e Rafael Ramos; Fernando Sobral, Dieguinho e Lucas Mugni; Galeano, Pedro Henrique e Pedro Raul. Técnico: Léo Condé
São Paulo: Rafael; Igor Vinícius, Ferraresi, Sabino e Luiz Gustavo Ferreira (L. Ferreira); Alisson, D. Bobadilla e Enzo; Luciano, Ferreira e Ryan. Técnico: