Empates em excesso colocam São Paulo em alerta no Brasileiro

Por: Alan Favaron
6 meses atrás em 13 de maio de 2025
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc


Mesmo com as atenções voltadas para o confronto contra o Libertad-PAR, pela Libertadores, o São Paulo precisa lidar com um cenário preocupante no Campeonato Brasileiro. A derrota no clássico para o Palmeiras, no último domingo (11), expôs ainda mais o impacto do excesso de empates no início da trajetória tricolor na Série A.




Após oito rodadas, o time comandado por Luis Zubeldía soma apenas uma vitória, seis empates e uma derrota, totalizando 9 pontos — desempenho que deixou o Tricolor na 16ª colocação, a última fora da zona de rebaixamento. A equipe está à frente apenas de Vasco e Juventude (7 pontos), Santos (5) e Sport (2), e um tropeço na próxima rodada, aliado a uma vitória de rivais diretos, pode empurrar o São Paulo para o Z4.


O que agrava a situação é justamente o critério de desempate do campeonato. O primeiro item considerado, em caso de igualdade na pontuação, é o número de vitórias. E nesse quesito, o São Paulo aparece com um dos piores desempenhos: apenas um triunfo em oito partidas, mesma marca do Santos e à frente somente do Sport, que ainda não venceu.


Ou seja, mesmo com pontuação semelhante a outras equipes, o São Paulo leva a pior no critério de desempate — fator que pode pesar nas rodadas seguintes, caso o time continue acumulando empates. Apesar da invencibilidade ter sido preservada até a oitava rodada, a falta de vitórias está minando o avanço do Tricolor na tabela e pode trazer consequências graves.


Com o foco dividido entre Libertadores e Brasileirão, o desafio de Zubeldía é claro: transformar os empates em vitórias para evitar riscos maiores e recolocar o São Paulo em rota de recuperação no campeonato nacional.