O zagueiro Gil será desfalque certo do Santos no clássico contra o Corinthians, neste domingo, às 16h, na Neo Química Arena, pela 9ª do Brasileirão. O defensor está afastado dos treinos por problemas pessoais e deve retornar ao clube apenas na próxima semana. Apesar da ausência do experiente defensor, o técnico Cleber Xavier comandou um treino tático no CT Rei Pelé, focando em corrigir a finalização das jogadas, um ponto que tem complicado o time santista nas últimas partidas.
O zagueiro Zé Ivaldo e o volante Gabriel Bontempo participaram normalmente da atividade e devem estar disponíveis para o confronto. Além de Gil, João Schmidt e Guilherme seguem tratando lesões musculares na coxa esquerda. Guilherme já iniciou transição física, enquanto Neymar, que está em recuperação, deve ser relacionado para o jogo seguinte, contra o CRB, pela Copa do Brasil.
Com apenas 5 pontos em oito jogos, o Santos ocupa a 19ª posição no Brasileirão. O histórico recente não ajuda: o Peixe venceu apenas um dos últimos sete clássicos contra o Timão. A provável escalação do Santos para o clássico inclui Gabriel Brazão; Aderlan, Zé Ivaldo, Luan Peres e Escobar; Tomás Rincón, Gabriel Bontempo e Rollheiser; Barreal (Thaciano), Soteldo e Tiquinho Soares. A defesa terá que se ajustar para compensar a ausência do experiente Gil.