O técnico Umberto Louzer destacou a mudança de postura do Novorizontino após a vitória por 2 a 0 sobre o Athletic, pelo Brasileiro Série B, no último sábado, 18 de maio, em Belo Horizonte. O resultado, segundo o comandante, serviu como um importante ponto de virada para a sequência da temporada – que já reserva um grande desafio nesta quarta-feira, 22 de maio,, às 21h30 (horário de Brasília), contra o Corinthians, na Neo Química Arena, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil.
Na ida, o Timão venceu por 1 a 0 em Novo Horizonte. Para avançar, o Tigre precisa vencer por dois gols de diferença no tempo normal ou por um gol para levar a decisão aos pênaltis. Em entrevista coletiva nesta segunda-feira, 19 de maio, Louzer garantiu que a equipe estará pronta para lutar pela vaga inédita nas oitavas de final da competição.
— Agora é virar a chave. A vitória contra o Athletic foi fundamental para as nossas pretensões na Série B, mas já estamos focados na Copa do Brasil. Iniciamos o planejamento e a estratégia para enfrentar o Corinthians e, com certeza, chegaremos bem preparados. A expectativa é que a gente consiga executar o plano de jogo e buscar essa tão sonhada classificação — afirmou.
O treinador também ressaltou a importância de um sistema defensivo sólido para evitar que o Corinthians aumente a vantagem. Segundo ele, o equilíbrio será fundamental, mas o time também precisa ser letal nas oportunidades que surgirem.
— Trabalhamos bastante nossa organização defensiva para neutralizar os pontos fortes do adversário. Precisamos nos manter vivos no jogo até o fim. É preciso entrega máxima, obediência tática e, ao mesmo tempo, saber aproveitar as chances que tivermos. Não podemos abdicar de atacar. Será necessário ser eficaz — explicou Louzer.
Além da parte tática, Louzer falou sobre as dificuldades impostas pelo calendário apertado e destacou o empenho do elenco diante das limitações de tempo para treinar.
— É um trabalho novo, com pouco tempo de execução. Mesmo após mais de um mês, ainda é muito cedo para avaliar qualquer projeto no futebol de alto rendimento. São jogos em sequência, semanas fechadas. Hoje mesmo mostrei vídeos aos atletas e reforço sempre o comprometimento deles em evoluir. Aqui, a análise vai além do resultado. A gente procura entender as causas de cada desempenho, seja vitória, empate ou derrota — finalizou.