O Botafogo-SP agiu rápido após a saída de Márcio Zanardi e anunciou, na manhã desta segunda-feira (20), a contratação de Allan Aal como novo técnico para a sequência da Série B do Campeonato Brasileiro. O treinador de 46 anos estreia já nesta segunda, diante do CRB, no estádio Santa Cruz, pela 9ª rodada da competição.
A chegada de Aal foi confirmada poucas horas após a demissão de Zanardi, que ocorreu ainda na noite de domingo, após a derrota para o Operário-PR fora de casa. Ele será o 16º treinador da era Botafogo SAF. Seu último trabalho foi no Noroeste, durante o Paulistão A2 deste ano. Apesar de não vencer em seis jogos — foram quatro derrotas e dois empates — conseguiu evitar o rebaixamento e garantiu a equipe na Série D de 2026.
Em 2023, Aal também comandou o Guarani na Série B. Apesar de uma reação momentânea, não conseguiu evitar a queda para a Série C. No total, somou seis vitórias, quatro empates e dez derrotas.
A carreira do treinador é marcada por altos e baixos, mas com alguns feitos relevantes. No Vila Nova, em 2022, assumiu o time na lanterna da Série B e, em 22 partidas, somou oito vitórias, 11 empates e apenas três derrotas, livrando a equipe do rebaixamento e encerrando o campeonato em 13º lugar, com 47 pontos.
Outro trabalho marcante foi no CRB, entre 2021 e 2022. Na ocasião, eliminou o Palmeiras na Copa do Brasil e quase conseguiu o acesso à elite do futebol brasileiro, terminando a Série B com 60 pontos, em 7º lugar. O principal feito da carreira de Aal foi o acesso do Cuiabá à Série A em 2020. No início da temporada seguinte, deixou o clube em comum acordo.
Ex-zagueiro, Allan Aal iniciou sua trajetória como treinador no Rio Branco-PR. Também passou pela base do Coritiba e dirigiu times como Portuguesa, Nacional-SP, Cascavel, Paraná, Novorizontino, ABC e Náutico.