Márcio Zanardi encerrou oficialmente seu ciclo no Botafogo-SP no último domingo, 19 de maio, após a derrota para o Operário-PR, pelo Brasileiro Série B. Nesta segunda-feira, 20 de maio, o treinador usou as redes sociais para se despedir do clube e agradecer pelo período em que esteve à frente da equipe de Ribeirão Preto.
“Encerro um ciclo de muito aprendizado e dedicação”, escreveu o técnico em tom de gratidão. Em sua publicação, ele destacou os desafios enfrentados ao longo dos oito meses de trabalho e valorizou conquistas como a permanência do clube tanto na Série B de 2024 quanto na elite do Paulistão de 2025. Zanardi assumiu o comando do Pantera em setembro de 2024 e dirigiu o time em 30 partidas. Foram sete vitórias, oito empates e 15 derrotas, somando apenas 32,22% de aproveitamento – o equivalente a 29 dos 90 pontos disputados.
Apesar de acreditar na evolução da equipe, os dois últimos resultados negativos — contra o Athletic-MG e o Operário-PR — acabaram sendo determinantes para sua saída. Em sua mensagem, Zanardi afirmou que se dedicou ao máximo, mas reconheceu que o futebol depende de resultados. O agora ex-treinador encerrou sua mensagem desejando sucesso ao clube na temporada, especialmente na luta pela permanência na Série B. O Botafogo-SP ocupa atualmente a 18ª colocação, com cinco pontos.
Para o lugar de Zanardi, o clube anunciou Allan Aal, de 46 anos, como novo comandante. O técnico, que recentemente passou por Guarani e Noroeste, estreia nesta segunda-feira, em casa, contra o CRB, pela 9ª rodada da competição nacional.