Com gol de Yuri Alberto nos acréscimos, o Corinthians venceu o Novorizontino por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (21), na Neo Química Arena, em São Paulo, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil.
O Timão já havia construído vantagem com a vitória por 1 a 0 no jogo de ida, em Novo Horizonte, e confirmou a classificação às oitavas de final com o placar agregado de 2 a 0.
Apesar da eliminação, o Novorizontino encerra sua participação com a melhor campanha da história na competição. Esta foi a primeira vez que a equipe chegou à terceira fase, tendo sido eliminada nas fases iniciais em participações anteriores.
Primeiro tempo
Logo no primeiro minuto, Raniele recebeu na área de Igor Coronado e finalizou pela primeira vez para o Corinthians, mas a bola parou nas mãos do goleiro Airton.
Com marcação alta, o Novorizontino pressionou a saída de bola e criou boa chance aos 11 minutos, quando Jean Irmer arriscou de fora da área e obrigou Hugo Souza a fazer grande defesa com a ponta dos dedos.
Apesar de ter mais posse de bola, o Corinthians encontrou dificuldades para furar a defesa do time visitante. Aos 16 minutos, Jean Irmer finalizou novamente de média distância, e Hugo Souza defendeu com tranquilidade. No lance seguinte, Matheus Frizzo também tentou, mas mandou à esquerda do gol.
Aos 38 minutos, os jogadores do Timão pediram pênalti em um possível empurrão sobre Romero na área, mas nem o árbitro de campo nem o VAR assinalaram infração. O Corinthians ainda passou a se aproximar mais da área adversária nos minutos finais. Após cobrança de escanteio de Coronado, Romero cabeceou firme, mas Airton espalmou.
Segundo tempo
O Corinthians voltou do intervalo com mais presença ofensiva, tentando empurrar o Novorizontino para o campo de defesa. No entanto, a primeira grande chance foi da equipe visitante: aos 12 minutos, Waguininho chutou da entrada da área e a bola passou raspando a trave direita de Hugo Souza.
Aos 21, Coronado cobrou escanteio, Airton afastou de soco e a bola sobrou para Breno Bidon, que finalizou de fora da área, mas mandou por cima.
O ritmo da partida caiu na segunda etapa, com o Novorizontino tentando melhorar sua ofensividade, mas encontrando dificuldades para criar. O Corinthians, por sua vez, administrava a vantagem construída no confronto.
A classificação, no entanto, foi selada nos acréscimos. Aos 48 minutos, Talles Magno encontrou Yuri Alberto na direita. O atacante cortou a marcação e finalizou no canto, marcando o único gol da noite e garantindo a vitória alvinegra.
Escalações
Corinthians: Hugo Souza; Félix Torres, André Ramalho, Cacá e Angileri; Raniele, Maycon (Charles), Breno Bidon (Carrillo) e Igor Coronado (José Martínez); Romero (Talles Magno) e Yuri Alberto. Técnico: Dorival Júnior.
Novorizontino: Airton; Rodrigo Soares (Igor Formiga), Dantas, Patrick e Waguininho (Pablo Dyego); Jean Irmer (Luís Oyama), Marlon, Willian Farias (Óscar Ruíz), Fábio Matheus e Matheus Frizzo (Lucca); Nathan Fogaça. Técnico: Umberto Louzer.