O atacante Guilherme deve retornar ao time titular do Santos neste domingo, 26, no confronto diante do Vitória, válido pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, em Salvador. O jogador viajou com a delegação e pode completar sua sétima partida na Série A, o que o impediria de atuar por outra equipe da elite nacional em 2025.
Artilheiro do Santos na temporada, com 10 gols, Guilherme não vive um bom momento. Ele não marca desde o dia 19 de fevereiro, quando balançou as redes contra o Noroeste, ainda pela primeira fase do Campeonato Paulista. Desde então, são 11 jogos sem gols e oito sem qualquer assistência. A fase ruim provocou vaias na Vila Belmiro na partida contra o Bragantino, quando foi substituído por Mateus Xavier.
Apesar disso, a comissão técnica mantém o prestígio pelo camisa 11. Internamente, todos o enxergam como um atleta com bom preparo físico e importante taticamente, sobretudo pela capacidade de recompor defensivamente. A falta de opções para o lado esquerdo do ataque também fortalece a escolha por Guilherme. Com Soteldo lesionado, Gabriel Veron fora da última partida por questões disciplinares e Mateus Xavier ainda em busca de afirmação no elenco profissional, a comissão técnica vê no camisa 11 a alternativa mais viável para a posição.
Mesmo sob desconfiança de parte da torcida, Guilherme chegou a despertar interesse do Atlético-MG. O clube mineiro procurou o Santos, e a negociação poderia envolver compensações financeiras e até a quitação da dívida referente ao meia Patrick. No entanto, o Peixe recusou abrir tratativas, e o Galo acabou contratando Dudu, ex-Cruzeiro, encerrando o interesse.
O atacante tinha a aprovação do técnico Cuca, mas, com a chegada de outro reforço, a chance de mudança de ares foi descartada.
Antes de viajar para Salvador, Guilherme se recuperou de uma lesão muscular na perna direita, sofrida no duelo de ida contra o CRB, pela Copa do Brasil. Ficou fora dos compromissos diante de Grêmio, Ceará e Corinthians, e retornou justamente na partida de volta contra os alagoanos. Na ocasião, perdeu uma das cobranças de pênalti e foi um dos responsáveis pela eliminação do Peixe, que acabou superado por 5 a 4 nas penalidades.