O técnico Umberto Louzer comentou a vitória de virada do Novorizontino por 3 a 1 sobre o Paysandu, na tarde deste domingo (26), no estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte, pela 9ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Tigre conquistou sua segunda vitória seguida na competição.
A grande atuação de Nathan Fogaça, autor dos três gols da equipe paulista, foi determinante para o triunfo após sair atrás no placar. Louzer iniciou sua análise destacando o impacto da eliminação recente na Copa do Brasil e o desempenho abaixo do esperado no primeiro tempo:
“É até compreensível quando você vem de uma eliminação, de um jogo que exigiu fisicamente, tecnicamente, taticamente e até mesmo emocionalmente, que foi o jogo da quarta-feira. O primeiro tempo a gente ficou aquém daquilo que a gente pode produzir. Falei a eles também no intervalo que a gente tava numa rotação mais lenta, tanto para jogar quanto para marcar. Por isso que as nossas conexões não fluíram no primeiro tempo”, analisou.
O treinador também elogiou a reação da equipe ainda no primeiro tempo e a postura na segunda etapa:
“Depois que nós sofremos o gol, nós entramos um pouquinho, acordamos um pouco mais, terminamos bem, conseguimos um gol de empate. No segundo tempo, sim, a equipe veio com uma outra postura, com outro comportamento, fazendo aquilo que a gente tinha traçado como estratégia. Conseguimos fazer os dois gols que nos trouxeram a vitória, mas poderíamos ter feito até mais.”
Apesar da vitória, Louzer fez questão de destacar que ainda há aspectos a melhorar.
“Então é olhar o copo meio cheio, como a gente vem falando. É um processo de construção. Muitas coisas positivas que a gente tem que enaltecer desse grupo, mas também muitas coisas para serem ajustadas. Então, todos eles também têm ciência disso. E o que fica de lição é justamente o nosso comportamento de início. Então é tirar essas lições, que às vezes você pode sofrer um revés e ficar distante do pelotão lá da frente. Mérito desse grupo, que também teve equilíbrio, não se perdeu em momento algum, voltou pro segundo tempo acreditando no resultado de vitória, trabalhou para conquistar e, graças a Deus, conseguimos essa vitória”, pontuou o treinador.
Sobre o aspecto emocional e a maturidade da equipe, o técnico elogiou o equilíbrio do time mesmo saindo atrás no marcador.
“É um tipo de vitória que você sai atrás, você tem a maturidade… Isso te traz casca também, te traz maturidade. Em momento algum se desorganizou. Nem sempre a gente vai conseguir sair à frente do adversário. Hoje nós saímos atrás, tivemos equilíbrio, nos mantivemos organizados e fomos buscar o resultado de vitória. Então, mostra o amadurecimento dessa equipe. A experiência, a juventude que a gente tem, essa mescla, esse equilíbrio. A gente fica feliz.”
Louzer também comentou a atuação de Nathan Fogaça, autor do hat-trick, ressaltando a importância do grupo.
“A gente tem dado oportunidade para todos, e a gente vê a força de fato desse grupo e a importância de todos para que a gente possa conquistar os nossos objetivos.”
Agora, o Novorizontino se prepara para enfrentar o Vila Nova, na próxima sexta-feira (31), às 19h, no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), em Goiânia, pela 10ª rodada da Série B. O treinador projetou o desafio.
“A partir de amanhã já voltar as nossas energias, as nossas atenções para esse grande duelo que teremos. O Vila tá fazendo uma excelente campanha, vem de dois anos também fazendo excelentes campeonatos. É o atual campeão goiano. É uma competição que eu conheço muito bem, é muito difícil. Uma equipe organizada, muito equilibrada. Mas a gente vai trabalhar para poder ir lá, fazer um grande jogo e conseguir vencê-los”, refletiu.