Pênaltis assombram o Palmeiras em 2025

Por: Alan Favaron
6 meses atrás em 26 de maio de 2025
Foto: Cesar Greco/Palmeiras


O Palmeiras voltou a ser vítima de um velho fantasma na temporada de 2025: os pênaltis desperdiçados em momentos decisivos. Neste domingo (25), o Verdão perdeu para o Flamengo por 2 a 0, no Allianz Parque, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. 




Além de sofrer a derrota em casa, o time viu o rival carioca encostar na liderança. Com o resultado, o Palmeiras segue com 22 pontos, apenas um a mais que o Rubro-Negro, que agora soma 21. Porém, a história da partida poderia ter seguido outro roteiro. 


Aos 10 minutos do primeiro tempo, o árbitro marcou pênalti para o Verdão, após toque no braço de Varela dentro da área. A decisão gerou muita discussão e precisou de seis minutos de revisão no VAR para ser confirmada.


Na cobrança, Piquerez foi para a bola, mas bateu fraco no canto direito. O goleiro Rossi acertou o lado e defendeu. No rebote, Estêvão ainda tentou, mas o goleiro flamenguista brilhou novamente, evitando o gol palmeirense.


A penalidade desperdiçada custou caro. Depois disso, o Flamengo cresceu na partida e construiu o placar de 2 a 0, saindo com uma vitória que o deixa na cola do líder Palmeiras.


Um filme repetido em 2025


O erro de Piquerez não foi um caso isolado. Os pênaltis desperdiçados têm sido constantes no ano palmeirense, especialmente em momentos decisivos.


No Campeonato Paulista, dois lances ainda estão frescos na memória do torcedor:



  • Na 1ª fase do estadual, contra o Corinthians, no Allianz Parque, o jovem Estêvão teve nos pés a chance de garantir a vitória nos acréscimos. Aos 47 do segundo tempo, cobrou o pênalti, mas Hugo Souza defendeu e segurou o empate por 1 a 1.


  • Na final do Paulistão, contra o mesmo Corinthians, o roteiro foi ainda mais doloroso. Após perder o jogo de ida por 1 a 0, o Verdão precisava vencer na Neo Química Arena. Aos 25 minutos do primeiro tempo, Raphael Veiga, especialista na marca da cal, teve a chance de empatar o placar agregado. Mas, mais uma vez, Hugo Souza defendeu, mantendo o 0 a 0 no placar — resultado que deu o título ao rival.



Agora, no Brasileirão, o terceiro erro em pênaltis decisivos no ano deixa não apenas pontos pelo caminho, mas também acende um sinal de alerta no Verdão em relação ao aproveitamento das penalidades


Brasileiro


Apesar da derrota e do pênalti perdido, o Palmeiras segue líder, mas sente a aproximação de seus principais concorrentes. Além do Flamengo, o Cruzeiro também encurtou a distância na tabela – equipe mineira chegou a 20 pontos. Outra time que pode se aproximar da liderança é o Red Bull Bragantino, que enfrenta o Juventude nesta segunda-feira (26) e caso vença, chegará aos 20 pontos, ficando a 2 do Verdão.