Faltando três rodadas para o fim da primeira fase do Campeonato Paulista B1, a 'Bezinha', o ECUS é o único time entre os 15 participantes que ainda não perdeu. Vice-líder do Grupo 3 com nove pontos, a equipe de Suzano soma duas vitórias e três empates em cinco partidas, sendo a mais recente uma vitória por 1 a 0 fora de casa contra o líder Mauá, no último sábado, 31.
O ECUS não sabe o que é perder há quase um ano. A última derrota aconteceu em 20 de julho de 2024, para o Paulista de Jundiaí, ainda na fase de grupos da última edição da competição. Desde então, são sete jogos de invencibilidade, com três vitórias e quatro empates. Mesmo com esse desempenho, o clube nunca conseguiu avançar da primeira fase desde seu retorno ao futebol profissional em 2021.
A solidez defensiva é o principal trunfo do ECUS nesta campanha. O time sofreu apenas um gol em cinco jogos, sendo a defesa menos vazada da competição. Por outro lado, o ataque ainda precisa evoluir: com apenas três gols marcados, o ECUS tem o pior desempenho ofensivo do torneio, ao lado do Olímpia, lanterna do Grupo 1.
O ECUS volta a campo no próximo sábado, 7, às 15h, no estádio Francisco Marques Figueira, para enfrentar o União Mogi, lanterna do Grupo 3. Uma vitória pode deixar o time mais próximo da inédita classificação para a segunda fase.
O regulamento da 'Bezinha' prevê a classificação dos dois primeiros colocados de cada grupo, além dos dois melhores terceiros lugares. Cada chave é formada por cinco clubes que se enfrentam em turno e returno.