Guanaes valoriza pausa e projeta novo Mirassol

Por: Pedro César Lélis
5 meses atrás em 20 de junho de 2025
Reprodução








Com a retomada das atividades nesta semana, o técnico Rafael Guanaes projeta um novo momento para o Mirassol. Após duas semanas de pausa no calendário do Brasileirão por conta do Mundial de Clubes, o treinador destacou, antes de mais nada, a importância do ambiente interno e, logo em seguida, reforçou a necessidade de preservar a cultura construída no clube nos últimos anos.






“O ambiente, a sinergia, aquilo que a gente tem como coletividade, é muito importante. O nosso dia-a-dia é sagrado, o campo é sagrado, a preparação é sagrada e isso precisa ser respeitado. Alguns princípios são inegociáveis, para o Juninho (Antunes), Paulinho, Ivan (Baitello), para o Mirassol, para mim, para alguns jogadores que já estão aqui há um tempo, que fazem parte da cultura do clube e que a gente quer ter essa manutenção pensando para frente”, afirmou o treinador.




Além disso, Guanaes ainda ressaltou que todos que passam pelo Leão devem, sem exceção, respeitar os valores do clube.


“Isso precisa ser respeitado por aqueles que chegam, os que estão, e aos que por ventura ficarem insatisfeitos. O Bernardinho uma vez falou que ‘o líder que tem a pretensão de ter 100% de aprovação, vai falhar'”, completou.






Reforços na área











Durante o recesso, o clube anunciou os atletas Carlos Eduardo e Alesson, que, inclusive, já participaram dos primeiros treinos com o elenco. A pausa, que inicialmente incomodou Guanaes, acabou sendo, por outro lado, bem aproveitada para integrar os novos nomes e ajustar pontos táticos de forma mais aprofundada.


“Um dos pontos positivos é da gente ter esse período para trabalhar, aproveitar muito bem o tempo, e com trabalho de qualidade. Dentro daquilo que a gente vai planejar e tem como programação, jogadores, comissão ou o clube de uma forma geral da gente consegue qualificar esse tempo, e tudo isso é muito importante. Um dos pontos são justamente os jogadores que virão conseguirem se adaptar rápido”, destacou.


Ainda assim, apesar dos benefícios, Guanaes reforçou que a interrupção também teve seus efeitos negativos no ritmo da equipe.


“Tudo que a gente planejou taticamente e estrategicamente foi muito bem executado, a equipe e jogadores com confiança e isso naturalmente se pausa também, né? Então, isso que me incomodou um pouco, só que não tem o que fazer, pois era uma situação pré-estabelecida”, analisou.


Atualmente, o Mirassol ocupa a nona colocação na tabela do Campeonato Brasileiro, com 17 pontos.