O Guarani começa a se aproximar da zona de classificação para a próxima fase da Série C do Campeonato Brasileiro. Antes afundado na lanterna, o Bugre chegou aos 11 pontos e encerrou a nona rodada na 12ª colocação.
Segundo projeção feita pelo perfil BrasileiroC25, no Instagram, o Guarani tem atualmente 21,2% de chance de se classificar ao quadrangular de acesso. Restam ainda 10 rodadas a serem disputadas na primeira fase.
A distância para o G-8 é curta. O Ituano, oitavo colocado, soma 13 pontos, apenas dois a mais que o Bugre. Desde a implementação do atual modelo da Série C, a pontuação média necessária para garantir a oitava vaga é de 28 pontos. Isso significa que o Guarani precisa conquistar ao menos mais 17 pontos, ou pouco mais de 50% de aproveitamento nos jogos restantes.
Por outro lado, as chances de rebaixamento para a Série D também seguem sendo monitoradas. Após passar algumas rodadas na lanterna da competição, o time campineiro tem agora 15,1% de risco de queda. A distância para a zona de rebaixamento é de quatro pontos em relação ao Retrô, primeiro time no Z-4.
Nos últimos anos, a pontuação mais alta de um rebaixado foi de 19 pontos. Assim, o Guarani precisaria de mais oito para se aproximar da permanência.
Vindo de duas vitórias consecutivas, o Guarani volta a campo neste sábado (29), às 17h, no Brinco de Ouro, quando recebe o CSA pela 10ª rodada.