O volante Alef, que foi vice-campeão mundial com a seleção brasileira sub-20 em 2015, enfrentou uma das fases mais difíceis da sua carreira após sofrer duas lesões graves nos tendões de Aquiles entre julho de 2022 e dezembro de 2023. Revelado pela Ponte Preta e atualmente jogador da Inter de Limeira, ele ficou afastado dos gramados por 29 meses.
Em entrevista ao ge, Alef classificou seu retorno como um verdadeiro milagre e falou sobre a importância desse momento em sua vida.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
Alef descreveu o sentimento de voltar a jogar após tanto tempo parado. Ele revelou que pensou em desistir, mas o apoio da esposa, da família e dos amigos foi fundamental para seguir lutando.
“Um sentimento de muita alegria, né? Parecia um filme passando. Foram dois anos e meio fora dos gramados, sem poder atuar. Então, muitas das vezes pensei parar, mas graças a Deus, tive o apoio de minha esposa, da minha família, da minha filha, dos amigos. Isso me deu força para que eu pudesse lutar. E, de repente, eu tava ali, de novo, jogando. Uma mistura de gratidão ali, muita emoção. Só Deus sabe, né? Só Deus sabe o quanto esperei por aquele momento, então estou feliz de estar de volta.”
Religioso, o volante reforçou que a fé foi essencial para manter a motivação durante o longo processo de recuperação.
“Me apeguei em Deus, confio muito Nele, eu sei que Ele tem um propósito para tudo. Então, me apeguei a Deus, apeguei a minha família, a minha esposa, a minha filha que dão muito suporte para mim, muita força, os pais, os irmãos. Mesmo eu sem contrato, sem clube, sem computador, essas foram as pessoas que não me deixaram, isso é uma gratidão, uma gratidão também a Deus e a minha família que sempre foram o meu suporte.”
Alef começou sua trajetória profissional na Ponte Preta, onde atuou entre 2013 e 2014, disputando 43 partidas. Depois, teve passagens por clubes europeus como Olympique de Marseille, Braga, além de jogar no Catar, Chipre, Grécia e Hungria.
A primeira lesão aconteceu em julho de 2022, quando ele rompeu o tendão do pé esquerdo. Depois de 17 meses, voltou a sofrer o mesmo tipo de lesão, dessa vez no tendão do pé direito. Mesmo entre as lesões, chegou a jogar algumas partidas, mas logo voltou a se machucar.
Após seu retorno, em janeiro de 2025, Alef sofreu uma nova lesão grave no reto femoral, quase rompendo o tendão. Vinícius Pereira, coordenador do departamento de fisioterapia da Inter de Limeira, falou sobre o impacto desse episódio.
“Foi um baque para todo mundo. Neste momento ele pensou em desistir e sinceramente? A gente também sentiu o peso, mas com o passar dos dias, vimos o brilho voltar aos poucos no olhar dele, a vontade de jogar de novo, a gana de se superar. Hoje, olhando para trás, a gente não só reabilitou um atleta de altíssimo nível, mas também tivemos o privilégio de acompanhar de perto um ser humano com uma força impressionante. Foi um daqueles casos que marcam a carreira e a vida de todos, com a estrela dele sentimos que entramos no campo com ele e ficamos extremamente felizes.”
Alef tem participado da Copa Paulista pela Inter de Limeira e disputou as três primeiras partidas da equipe. Para ele, essa competição representa uma nova chance para mostrar seu valor.
“Encaro esse momento como recomeço, e também a chance de mostrar que a fé em Deus e a persistência vale muito a pena. Então, eu estou muito motivado a continuar a escrever minha história. Então, eu só tenho que agradecer também a Deus, aos meus familiares, e a Inter de Limeira que abriu as portas para aqui, que deu a oportunidade de voltar ao futebol. Então, eu só tenho que agradecer.”