Após a pausa para o Mundial de Clubes, o Santos voltou a campo e venceu a Desportiva Ferroviária por 3 a 1, na noite desta quinta-feira, 10, no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica (ES), pela Vitória Cup. Neymar, Guilherme e Diego Pituca marcaram os gols do Peixe, enquanto Mariano descontou para os capixabas. O jogo, no entanto, terminou com cinco minutos de antecedência devido a invasões de torcedores. A partida também ficou marcada pela estreia de Robinho Jr. no time profissional.
Com boa atuação dos titulares no primeiro tempo e participação decisiva de Neymar, o Santos aproveitou o ritmo de jogo para retomar sua preparação antes do retorno oficial à Série B. O técnico Cléber Xavier rodou bastante o elenco e utilizou todos os jogadores disponíveis, mantendo o foco em dar ritmo ao grupo.
Escalações
Santos: Gabriel Brazão (João Paulo, intervalo); Escobar (Igor Vinícius), João Basso (Zé Ivaldo), Luan Peres (Gil, depois Luisão) e Souza (Vinicius Lira); Tomás Rincón (João Schmidt), Zé Rafael (Diego Pituca) e Neymar (Padula, depois Robinho Jr.); Barreal (Gabriel Bontempo), Guilherme (Rollheiser) e Deivid Washington (Tiquinho Soares, depois Luca Meirelles). Treinador: Cléber Xavier.
Desportiva Ferroviária: Camilatto (Gabriel Pezão); Arlen (Chrismar), Lucas Borboza (Neto), Pedro Botelho e Gabriel Santos (Rosiel); Mariano (Knupp), Alex Gaio (Gustavo Cristo), Vinícius Baiano (Renê) e João Paulo; João Guilherme (Weslen) e Vitinho (Cássio). Treinador: Rodrigo César.
Primeiro tempo
Logo nos primeiros minutos, o Santos se impôs e criou boas chances. Deivid Washington chegou a balançar as redes, mas o gol foi anulado por impedimento. Aos 19 minutos, Neymar converteu um pênalti sofrido por Souza e abriu o placar. A equipe alvinegra seguiu pressionando e, aos 30, após boa troca de passes, o camisa 10 serviu Guilherme, que finalizou com precisão para ampliar. O Santos ainda teve dois gols anulados e outras chances claras, mas o 2 a 0 se manteve até o intervalo.
Segundo tempo
Na etapa final, Cléber Xavier promoveu a entrada de toda a equipe reserva. A Desportiva aproveitou o ritmo mais lento e diminuiu com Mariano, aos 19 minutos, em cabeceio após escanteio curto. O Santos respondeu com bela jogada coletiva: Robinho Jr. cruzou para trás, Rollheiser fez o corta-luz e Diego Pituca bateu firme para marcar o terceiro. A partir dos 40 minutos, diversas invasões de torcedores forçaram Neymar a deixar o campo antes do apito final. Com a segurança comprometida, o árbitro encerrou a partida cinco minutos antes do tempo regulamentar.
Próximo compromisso
O Santos agora volta a focar na Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe enfrenta o Amazonas no dia 20 de julho, às 17h, na Vila Belmiro, pela 16ª rodada da competição.