Depois do encontro com o presidente da FIFA no começo de junho, Rinado e Guilherme Martorelli, presidente e coordenador jurídico do Sindicato de Atletas SP (Sapesp) se reencontraram com Gianni Infantino em nova reunião. O assunto principal foi a saúde de jogadores no futebol, seja homens ou mulheres.
“Como já havia sido combinado, voltamos aos Estados Unidos para darmos continuidade à reunião que começou a pôr em prática a intenção de estabelecer normas que possam proteger o futebol e equilibrar a relação de trabalho e a saúde do jogador”, explicou Rinaldo Martorelli, presidente do Sindicato.
De acordo com o presidente da entidade máxima do futebol, serão criados grupos de trabalho para executar medidas propostas pelos representantes dos atletas. Além dos brasileiros, também acompanharam a reunião espanhóis, mexicanos e suíços, que debateram assuntos como o descanso de 72 horas entre os jogos, férias a cada final de temporada e pagamento pontual aos jogadores.
“Esse é um passo importante na busca por melhorias nas relações humanas no esporte e do futebol de modo geral. É resultado da persistência do Sindicato de Atletas SP, que não se conforma com a derrota, da capacitação na expansão de visão de sua equipe, do comprometimento diário com o dever de servir, questões que há muito são inerentes na conduta da nossa entidade”, disse o presidente da Sapesp.
Confira outras propostas da FIFA:
- Criação de um painel consultivo de representantes dos jogadores
- Reforma adicional do sistema de transferências de jogadores
- Desenvolvimento e o crescimento do futebol feminino, principalmente para o Brasil já que o próximo mundial será realizado no país em 2027
- Cooperação no estabelecimento de acordos coletivos para melhorar as condições dos jogadores.