Após a vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo na Vila Belmiro, o Santos agora volta suas atenções à sequência pesada de jogos que terá até o fim de julho pelo Campeonato Brasileiro. O técnico Cleber Xavier foca na recuperação de Neymar e dos demais atletas que atuaram por 90 minutos no duelo da última quarta-feira.
O Peixe encara o Mirassol neste sábado, 19, depois enfrenta o Internacional na próxima terça-feira, 23, e fecha a maratona contra o Sport, na sexta-feira seguinte, 26. Somente após essa série, o elenco terá uma semana livre de jogos antes de pegar o Juventude no dia 4 de agosto.
Recuperação física no centro das atenções
Durante a entrevista coletiva após a vitória sobre o Flamengo, Cleber Xavier destacou a importância do trabalho da equipe de preparação física para manter Neymar e os demais jogadores em condições ideais durante essa fase intensa do calendário.
“Cabe ao departamento físico recuperá-lo. Departamento de fisiologia. Alguns conseguem recuperar em um dia, outros precisam de dois dias, e vamos cuidar bem disso para que ele esteja em condições boas contra o Mirassol. Depois passamos para outra fase. Em agosto começar a ter jogo só em fim de semana e dá para cuidar melhor. Temos que ter muita atenção não só com o Neymar, mas com todos os atletas que participaram dos 90 minutos”, explicou o treinador.
Neymar atuou pela primeira vez durante os 90 minutos desde o confronto contra a Inter de Limeira, em 23 de fevereiro, ainda pelo Paulistão. A pausa do Brasileirão foi fundamental para que ele intensificasse os treinos físicos e se preparasse para esse novo momento.
Neymar quer mais, mas admite processo de adaptação
Mesmo ainda em processo de readaptação após a grave lesão no joelho, Neymar não esconde o desejo de seguir atuando integralmente nas partidas. Em declaração após o triunfo diante do líder do campeonato, o camisa 10 mostrou ambição, mas também reconheceu os limites naturais do corpo neste momento.
“Quero jogar todos os jogos 90 minutos. Quero estar melhor fisicamente, isso requer tempo. Tanto de jogo quanto de treino. Adaptações que meu corpo ainda está desenvolvendo, reconhecendo tudo novamente. Não é fácil enfrentar a lesão que tive. Estou muito feliz de poder contribuir de todas as formas, tanto atacando quanto defendendo. Não estou 100%, mas estou cada vez melhor.”
Possível mudança no posicionamento
Para o jogo contra o Mirassol, o Santos terá um importante reforço: o meia Benjamín Rollheiser, que cumpriu suspensão diante do Flamengo, está de volta. Com isso, existe a chance de Neymar ser adiantado para atuar como falso 9, a mesma função em que marcou o gol decisivo no último jogo.
Classificação do Peixe