O gol de Neymar que garantiu a vitória do Santos por 1 a 0 contra o Flamengo, na última quarta-feira, 16, na Vila Belmiro, ganhou destaque além do Brasil, chamando a atenção da imprensa europeia. Após mais de um mês sem jogar uma partida oficial, o camisa 10 marcou seu primeiro gol com bola rolando desde seu retorno ao clube, ajudando a dar ao Santos sua segunda vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro.
Jornais renomados do futebol europeu repercutiram o feito de Neymar. O espanhol As focou na atuação do atacante e do técnico adversário, Filipe Luís, afirmando que o camisa 10 “destruiu o treinador do Flamengo”. O Marca, também da Espanha, destacou a famosa tentativa de caneta de Neymar sobre Filipe Luís e citou a estreia de Robinho Jr., lembrando a trajetória do pai do jogador no Real Madrid.
Na França, o L’Équipe titulou sua matéria: “Neymar dá vitória ao Santos contra o Flamengo, primeiro gol do ex-PSG no campeonato” e destacou a evolução física do jogador nos últimos meses, conforme declarou o técnico Cleber Xavier.
Neymar tem mostrado crescimento desde seu retorno. Nesta temporada, já disputou 13 jogos oficiais, marcou quatro gols e deu três assistências. A partida contra o Flamengo foi a primeira que atuou por 90 minutos desde que voltou ao clube paulista. A preparação física intensificada durante a pausa no calendário tem refletido positivamente em seu desempenho.
“Quero jogar todos os jogos 90 minutos. Quero estar melhor fisicamente, isso requer tempo. Tanto de jogo quanto de treino. Adaptações que meu corpo ainda está desenvolvendo, reconhecendo tudo novamente. Não é fácil enfrentar a lesão que tive. Estou muito feliz de poder contribuir de todas as formas, tanto atacando quanto defendendo. Não estou 100%, mas estou cada vez melhor”, afirmou o craque.
No primeiro tempo, o Flamengo dominou a posse de bola, chegando a 74%, mas sem conseguir transformar essa superioridade em gols. A melhor chance rubro-negra foi aos 41 minutos, quando Danilo cabeceou para uma defesa difícil de Brazão. O Santos apostou nos contra-ataques, com Neymar e Deivid Washington criando as melhores oportunidades.
Na segunda etapa, o Santos passou a pressionar mais e buscar os erros do adversário. Aos 39 minutos, Neymar recebeu passe de Guilherme, driblou dois marcadores e finalizou com precisão, marcando o gol da vitória santista.
O Santos segue embalo e enfrenta o Mirassol neste sábado, 20, na Vila Belmiro, pela 15ª rodada do Brasileirão, com expectativa de contar novamente com Neymar em campo por todo o jogo. Já o Flamengo, que sofreu sua segunda derrota na competição, tentará se recuperar no duelo contra o Internacional.